Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Saúde

Saúde se prepara para surto de Coronavírus em MS e Hospital Regional será referência

Veja onde procurar se tiver qualquer suspeita da doença

14 março 2020 - 18h10Por Vinícius Squinelo

Sentiu qualquer sintoma de um possível Coronavírus? O hospital de referência para o tratamento em Mato Grosso do Sul é o Regional, localizado na região do Aero Rancho, em Campo Grande. A definição é da Secretaria de Estado de Saúde.

Diferente do senso comum regional, a Santa Casa não foi elencada como referência. Mas por motivos técnicos: o maior hospital do Estado tem especialidade em trauma, o que já o torna cotidianamente lotado. Assim, o HR foi elencado para receber o Coronavírus.

Porém, quem tiver qualquer suspeita da doença não deve procurar o Regional em primeiro lugar. A orientação é ir até as Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento. Só em caso de suspeitas confirmadas o paciente será encaminhado para o HR.

E como saber se há suspeita de Coronavírus?
O vírus pode deixar as pessoas doentes, geralmente com uma doença do trato respiratório superior de leve a moderada, semelhante a um resfriado comum. Os sintomas do Coronavírus incluem coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias.

Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance do vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite.