A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Top Esporte

06/10/2016 09:42

A+ A-

Por pódio no Mundial, Etiene pode abrir mão de buscar bi dos 50m costas

Fina muda programação, e brasileira pode ter de escolher entre prova que é finalista olímpica e a que é campeã mundial em piscina curta, mas afirma: 'Quero as duas'

Primeira brasileira medalhista em um Mundial de natação, Etiene Medeiros pode ter uma difícil escolha a fazer no Mundial de piscina curta: abrir mão dos 50m livre (prova em que é finalista olímpica) ou de defender o título nos 50m costas. A Federação Internacional de Desportos Aquáticos (Fina) mudou a programação da competição em Windsor, no Canadá, entre 6 e 11 de dezembro. Agora, é muito curto o intervalo entre a semifinal do estilo livre e a decisão do costas. A decisão deve ficar para as vésperas da viagem, mas a nadadora adianta que deseja disputar as duas provas.

- Eu quero a duas, mas tudo vai depender do treinamento. Acredito que eu possa estar entre as melhores novamente. Lógico que quero chegar para brigar por uma medalha, brigar para defender meu título. Tenho dois meses de muita determinação e concentração, isso vai contar para chegar bem em dezembro - disse Etiene.

A pernambucana de 25 anos ganhou duas semanas de folga depois da maratona entre Olimpíada e o Troféu José Finkel, classificatório brasileiro para o Mundial de Windsor. Ela se reapresentou ao Sesi-SP na quarta-feira, quando recebeu a notícia da mudança na programação do Mundial. Técnico da nadadora e da seleção brasileira, Fernando Vanzella explica os fatores que vão pesar para a decisão das provas de Etiene.

- Vamos ter de parar e olhar isso, ver se vale nadar as duas. Ela é a campeã mundial dos 50m costas. Vamos ver quem vai estar no Mundial nas duas provas. Inscrita ela vai estar. A estratégia vai depender de como vão ser os treinos também. Vamos ver as possibilidades. Se der para nadar as duas, ótimo. Mas tem de se preparar - disse o treinador.

Etiene tem o segundo melhor tempo do ano nos 50m livre em piscina curta. O recorde sul-americano de 23s88 estabelecido por ela no José Finkel só fica atrás da marca da dinamarquesa Jeanette Ottesen (23s58). Nos 50m costas, a atual campeã mundial em piscina curta está na terceira colocação do ranking (26s16), atrás da húngara Katinka Hosszu (23s73) e da australiana Emily Seebohm (26s15).

- O Mundial agora é nosso objetivo maior para o ano. Tive uma folga maior depois do Finkel, agora voltei com força para o Mundial. Temos muito treino duro. Ainda nem sentei com o Vanzella para conversar sobre a programação, mas vou voltar forte nessas primeiras semanas, depois vem o polimento para o Mundial. Mas ainda tem muito treino. O objetivo agora é se blindar nesses dois meses até o Mundial - disse Etiene.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias