A+ A-

quarta, 01 de maio de 2024

Busca

quarta, 01 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

15/01/2017 15:00

A+ A-

Após 8 meses planejando, artista plástico tem exposição suspensa por troca de gestão

Secretaria reorganiza calendário e acordo firmado na administração de Alcides Bernal fica em segundo plano

O artista plástico Aldo Torres lamenta e denuncia descaso por parte da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), antiga Fundac (Fundação Municipal de Cultura), sobre o cancelamento da exposição que faria na Galeria de Vidro do local, sem aviso prévio. O uso do espaço já estava reservado há oito meses, durante a gestão de Alcides Bernal (PP), e o artista agora não acredita que vá conseguir outro local para expor sua obra. 

''Fiz umas 20 esculturas nesse tempo todo, ninguém faz isso'', disse Aldo para mostrar a intensidade com que trabalhou para realizar o sonho de apresentar seu talento. ''É complicado, pois é um investimento, um plano, uma realidade que a gente vive e não acontece'', lamentou.  O fato de não ter sido avisado da suspensão também indignou o artista, que só ficou sabendo que não se apresentaria mais ao fazer uma visita casual na secretaria. 

Os trabalhos de Aldo seriam expostos do dia 28 de fevereiro a 4 de março, na Sectur, que fica na Avenida Mato Grosso, esquina com a Calógeras, na Esplanada Ferroviária.   

O agendamento do espaço, segundo Aldo, foi feito de maneira verbal no ano passado, porque não houve nenhum edital oficializando nada. Ele diz que o espaço na antiga Fundação de Cultura é importante, pois é o único lugar que recebe artistas novos. ''Em outros lugares a gente não tem chance, pois concorremos no edital com artistas consagrados, que tem mais de 20 anos de produção, e aí fica difícil'', explicou. 

Emocionado, Aldo supõe que o cancelamento tenha sido ordem da Prefeitura Municipal e não da Fundação. Segundo ele, o motivo da interrupção nas exposições seria uma espécie de auditoria. 

Resposta 

A Fundac, por meio da assessoria, negou que a exposição de Aldo tenha sido cancelada. O órgão justificou que a apresentação do artista foi apenas suspensa “porque que todas as atividades estão sendo reorganizadas para receberem mais estrutura de formatação e divulgação”. A Sectur diz ainda que pediu a Torres que enviasse um ofício comunicando sua exposição e projeto de trabalho, que segundo a assessoria não foi enviado. 

Aldo justificou que é difícil encaminhar um portfólio, já que é um artista novo, mas que vai tentar encaminhar o que foi pedido pela secretaria. ''Mas não acredito que eles vão me ajudar em alguma coisa'', concluiu.    

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias