A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

21/09/2017 19:00

A+ A-

Nas ruas, população sugere que estátua de Manoel de Barros fique na Praça Ary Coelho

Entrevistados dizem que o local tem bastante movimento e é mais acessível ao público

Esta semana o TopMídiaNews foi às ruas para saber junto à população: 'se tivessem a oportunidade de escolher, qual seria o local mais indicado para fixar a estátua do poeta Manoel de Barros?'. As repostas foram diversas, mas todos foram unânimes em dizer que gostariam que ela ficasse na região central de Campo Grande, devido a facilidade de acesso. 

Ao conversar com os nossos entrevistados, todos disseram que ficaram sabendo do despacho do juiz David de Oliveira, que proibiu a instalação da estátua do poeta Manoel de Barros em frente ao museu do Exército, na Avenida Afonso Pena, entre as ruas Rio Barbosa e 13 de Maio, bem no centro da Capital. 

Maria Vitorino, de 49 anos, moradora do Santa Felicidade. Foto: André de Abreu.

Maria Vitorino, de 49 anos, moradora do Santa Felicidade, disse que achou interessante a homenagem feita ao poeta de coração sul-mato-grossense. "Acho que ela ficaria bem melhor aqui no centro. Pode ser aqui na Praça Ary Coelho mesmo, acho um local bom e as pessoas poderiam ficar bem mais perto dela", disse. 

Outro ouvido pela reportagem, Henrique Souza, de 28 anos, morador da Nascente do Segredo, também achou que o melhor lugar indicado para instalar a estátua de um dos maiores poetas de Brasil seria a Praça Ary Coelho. "Aqui tem bastante movimento. É mais acessível e seria melhor para a população". 

 Henrique Souza, de 28 anos, morador da Nascente do Segredo. Foto: André de Abreu.

De passagem pela Capital, o jovem Aldair da Silva Cruz, de 20 anos, residente em São Paulo e hospedado na casa de parentes nas Moreninhas, disse que ficou sabendo do caso pela prima e também indicou a Praça Ary Coelho ou outro ponto que fosse no centro da cidade. 

"Não conheço a cidade muito bem. Conheço as obras de Manoel de Barros e acho que deveria ficar aqui [Praça Ary Coelho] ou em outro ponto que fosse por no centro. Gostei muito de Campo Grande, achei uma cidade fácil para arrumar emprego e estou pensando em me mudar pra cá. Vejo que a cidade é bem limpa e a obra ficaria bem por aqui mesmo", finaliza. 

Aldair da Silva Cruz, de 20 anos, residente em São Paulo e de passagem pela Capital. Foto: André de Abreu.

Sem definição 

O prefeito Marquinhos Trad, do PSD, disse na última semana que tem recebido várias propostas para a instalação da Estátua do Poeta Manoel de Barros. Há possibilidade como o calçadão da Rua Barão, em frente do bar do Zé, como opção. "Lamento muito esse ocorrido, mais cada um vai poder indicar um ponto. Tenho recebido várias propostas, como na Praça Ary Coelho, Mercadão, Belmar Fidalgo. Só espero que a Justiça nos deixe colocar". 

Marquinhos ainda lembrou que, junto ao Paço Municipal, na Praça Pantaneira, há uma estátua do Manoel de Barros. "É de um escultor da cidade e temos uma lá, gostaria que vocês registrassem também", comentou. 

A expectativa é que o impasse termine até dezembro deste ano. "Não vou combater decisão judicial, só espero que a Justiça nos deixe colocar quando o local foi escolhido", finalizou. 

Estátua Manoel de Barros  

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) investiu R$ 232 mil para a criação de uma estátua de bronze do poeta Manoel de Barros. A escultura feita pelo cartunista e escultor Ique, em homenagem ao centenário de Manoel de Barros, estava prevista para ser instalada no canteiro central da Avenida  Afonso Pena, entre a Rua Rui Barbosa e Rua 13 de Maio, em Campo Grande.

Governador durante o lançamento da obra: Foto: Divulgação.

Victor Henrique Woitschach, nome de batismo do artista Ique, é campo-grandense e criou diversas estátuas de bronze de celebridades que estão expostas na cidade do Rio de Janeiro, como Chacrinha e Pixinguinha.  

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024