A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

21/06/2017 07:55

A+ A-

Wilson 100 anos: TVE Cultura exibe entrevista histórica em homenagem ao ex-Governador

Durante a entrevista, ele contou as alegrias e dificuldades enfrentadas no comando do Estado

No último ano de seu governo (1986), quando Wilson Martins já preparava sua candidatura ao Senado, o então repórter da TV Morena, Bosco Martins realizou uma entrevista exclusiva com Wilson que se preparava para deixar o governo de MS, no segundo semestre de 1985. Ele não falou apenas sobre seu governo; contou também as alegrias e dificuldades enfrentadas no comando do estado: “Eu sou um homem profundamente ligado à família, aos amigos, gostando de conviver com as pessoas do povo. E, no governo, infelizmente nos sentimos um pouco tolhido em todas essas manifestações. ”

Ao ser questionado sobre as restrições às liberdades democráticas que vivenciou em seu tempo, Wilson explicou que só pode retornar a vida pública “graças a pressão popular que forçou o processo de abertura no país, permitindo não só o seu retorno mais de outras grandes lideranças políticas”.

A entrevista de Wilson Martins, com o jornalista Bosco Martins à época marcou por ter sido a primeira a ser exibida na TV-Morena (onde o jornalista trabalhava) e posteriormente em todos os outros canais de TV de MS. Foi considerada histórica porque, também pela primeira vez, o um ex-governador falou de temas considerados “inconvenientes para um governante”, como sua relação e possível “traição” de Wilson para com o ex-prefeito Lúdio Coelho que almejava ser seu candidato govenador. Na entrevista de 45 minutos, Wilson aparece bem a vontade e assumindo um tom informal e admiti ente outras ter no ex-governador Pedro Pedrossian seu grande adversário político: "adversários políticos não podem se tornar inimigos. ”

É absolutamente vital saber distinguir o inimigo do adversário. Os dois são muito diferentes entre si. Enquanto o adversário contenta-se em derrotá-lo, o inimigo só encontra paz destruindo-o. Não era o caso da política naquele tempo registra o jornalista Bosco Martins e o Dr. Wilson “sabia bem lidar com isso.” O jornalista Bosco Martins foi contratado para fazer a entrevista trabalhava na TV Morena e se tornou referência na profissão pelo talento para realizar entrevistas, onde era tido como repórter que “incomodava políticos” com perguntas bem “calibradas” e se dizia um apaixonado pelo exercício da reportagem, o que para ele é o que ainda é “realmente importante" no jornalismo. Martins relembra que foi convidado pelo jornalista Mario Ramires justamente por isso e só aceitou fazer o programa por confiar e combinar com Mário, a Sandra (Sandra Menezes, jornalista que participou da produção do programa) e o próprio Dr. Wilson, de que as perguntas seriam feitas sem conhecimento prévio dele: “bem à queima-roupa mesmo, sem censura! E eles toparam! O Mário Ramires era do ramo e sempre foi um mestre na arte do jornalismo ”, destacou o Jornalista 32 anos depois de realizar a entrevista.

Mário Ramires, que foi secretário de Comunicação no governo Wilson, faleceu em setembro de 2012 e a reportagem de atual presidente da Fertel (Fundação Estadual Luís Chagas de Rádio e Televisão Educativa) jornalista Bosco Martins você poderá ler na integra a entrevista completa, reproduzida no texto abaixo:

Abertura Mario Ramires

“A história de Mato Grosso do Sul já pode ser dividida em dois períodos principais. Antes e depois do governo Wilson. Primeiro governador eleito diretamente pelos sul-mato-grossenses, Wilson Martins implantou na verdade, uma nova mentalidade administrativa. Uma nova forma de conciliar os anseios da população com as necessidades do Estado.

O programa que você vai ver agora contem imagens e declarações absolutamente inéditas do nosso governador, que neste momento de grande expectativa e de grandes definições, responde a uma série de questões levantadas não só pela imprensa, mas pelos próprios populares”, in memoriam Mario Ramires.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024