A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

14/12/2017 15:00

A+ A-

Deputados chegam a consenso e aprovam Lei Harfouche em MS, mas com novo nome

Envolto a polêmicas, projeto tramitava na Casa de Leis desde 2015

Em pleno período movimentado de votações na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Lei Harfouche, agora denominada ‘Lei Paz nas Escolas’, foi aprovada em primeira instância nesta quinta-feira (14). A essência do projeto foi mantida, e prevê que alunos de escolas estaduais sejam punidos por danos causados nessas unidades, mas em lição de caráter, sobretudo, pedagógico.

O texto tramita desde 2015 e sempre carregou polêmicas em discussões de quem é a favor ou contra a medida, que antes previa a punição através de trabalho braçal das crianças e adolescentes. Como exemplo, se mantida como originalmente criada, a lei obrigaria os alunos a cumprirem punição limpando chão, mesas e banheiros danificados.

O impasse principal dentro da Casa de Leis se dava entre o autor do projeto, Lídio Lopes (PEN), e Pedro Kemp (PT). O novo modelo foi feito utilizando partes do original, baseado no discurso do promotor Sérgio Harfouche, e já tinha passado por 11 emendas.

Entretanto, o entendimento se firmou em que a reparação de danos materiais não é obrigação do aluno, e sim, de responsáveis, através do caráter voluntário de prestações de serviços à escola.

Neste ano, o assunto voltou à tona após o polêmico encontro com pais de alunos da rede municipal de Dourados, ocasião em que Harfouche foi acusado de ameaçar pais de alunos e fazer pregação religiosa. Em outras tentativas de votação dos deputados, o projeto era sempre retidado de pauta, após 'bate-boca' e protestos de pais e professores.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024