A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

03/08/2017 17:00

A+ A-

MPE vai investigar denúncias de abandono dos postos de saúde da Capital

Unidades investigadas oferecem consultas com médico clínico geral e fazem acompanhamento ambulatorial

O MPE (Ministério Público Estadual) abriu dois inquéritos civis para apurar possível abandono de postos de saúde de Campo Grande. As investigações serão conduzidas pelo promotor Humberto Lapa Ferri, da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social.

No primeiro processo, o promotor vai analisar irregularidades apontadas no Relatório Técnico Pericial 25/2016, da 32ª Promotoria de Justiça da Capital, na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Alves Pereira. O inquérito está liberado, mas os detalhes da denúncia ainda não estão nos autos.

Ferri também vai apurar denúncia do Conselho Local de Saúde, que reclama de diversas irregularidades na estrutura física da Unidade de Saúde Botafogo. Neste caso, todo o procedimento investigativo foi colocado em sigilo, com apenas as informações básicas publicadas no diário oficial nesta semana.

Outro lado

Em nota, a assessoria da prefeitura informou que a atual gestão "iniciou um processo de reestruturação de todas as unidades de saúde do município e elencou, dentro de um cronograma pré-estabelecido, aquelas que necessitariam de intervenções emergenciais, entre elas as citadas acima".

Destacou ainda que "a maioria das unidades de saúde não tiveram a sua manutenção devida nos últimos quatro anos, como é sabido, inclusive, pelo próprio Ministério Público, considerando que tais inquéritos datam de 2016 e não do presente ano".

Além disso, a prefeitura garantiu que "todas as medidas para sanar estes problemas estão sendo tomadas e de forma gradativa tais unidades irão passar por readequações, dentro da disponibilidade financeira do município".

Serviços oferecidos

Conforme a prefeitura, as unidades investigadas oferecem consultas com médico clínico geral e tem à disposição enfermeiros que podem realizar curativos, inalação, vacinação de rotina e campanhas, retirada de pontos, pequenas suturas, além de trocas e instalações de sondas (Vesical e Gástrica).

Os postos de saúde também disponibilizam visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos, odontólogos, técnicos de enfermagem e assistente social; atividades de promoção, prevenção e educação em saúde; e atendimento odontológico com prevenção e tratamento periodontal para toda a família desde a gravidez.

Por fim, oferecem ainda acompanhamento ambulatorial de pré-natal baixo risco, hipertensão arterial, diabetes mellitus, TB/hanseníase, puericultura (acompanhamento de crescimento e desenvolvimento infantil), planejamento familiar, e bolsa família para os beneficiários (acompanhamento de peso, esquema vacinal e pré-natal).

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024