TJMS ABRIL 2024
A+ A-

quarta, 17 de abril de 2024

quarta, 17 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

06/08/2016 15:29

A+ A-

Advogado de Campo Grande cria prêmio de pior jingle das eleições 2016

O site ‘Eita, Candidato!’ prepara para este ano o 3º TROPICA (Troféu Pior Campanha), prêmio para eleger o jingle, digamos, 'mais criativo' utilizado durante as eleições, com votação popular. O torneio é organizado a cada eleição por três amigos, de forma apartidária, e foi criado por um advogado de Campo Grande, Igor Santos.

A que ideia já ganhou destaque em grandes jornais surgiu em 2010, como conta Igor, ano em que um candidato a deputado estadual ficou famoso no Brasil inteiro por utilizar uma adaptação de Beat It, do Michael Jackson. O site do candidato foi obrigado a retirar o jingle do ar, de tantos acessos que tinha.

Em 2012, realizaram a primeira edição do prêmio, com pouco mais de trinta jingles de todo o Brasil e uma centena de votos, com uma vitória quase unânime de Thonga, candidato baiano que fez uma releitura de Pegasus Fantasy, do desenho Cavaleiros do Zodíaco. A intenção é que, em 2016, sejam registradas aproximadamente cinco mil participações durante as 48 horas de votação, tornando esse o maior ‘Troféu Cereja’ da política brasileira.

Igor, Tig e Thalys, o trio por trás do prêmio. (Fotos: Eita, Candidato!)

“O humor durante as eleições é bem coisa de brasileiro mesmo. Você vê nos Estados Unidos, o que chama atenção geralmente são declarações bombásticas e aqui nós temos uma parte do público que se forma através do humor. Então, é uma forma de que candidatos conquistem seus espaços, passando sua mensagem e aumentando a popularidade”, analisa o advogado.

Um dos amigos, Tig Vieira, designer de Dourados, explica o conceito do ‘Eita, Candidato!’. “Adotamos a identidade visual daquela publicidade já bem batida, ao estilo de 'o gerente ficou maluco', que traz ofertas de varejo em um modelo pronto e uniformizado como forma de crítica até mesmo às campanhas eleitorais”, diz.

Além do humor

 

A questão do prêmio é tanto de humor quanto de conscientização, como explicam os responsáveis. “A intenção e que as pessoas vejam que aquele candidato que está fazendo ‘farra’ está atacando a própria democracia, muitas vezes. Ou o contrário, está fazendo algo engraçado, mas discutindo algo sério. Existem várias categorias trabalhadas dentro desse humor e não é porque o jingle é pitoresco que necessariamente ele é ruim”, considera Igor.

“O objetivo final é a própria reflexão do usuário, tanto ao indicar concorrentes como ao entrar no site, compartilhar e até mesmo votar no jingle mais exótico, no tipo de política que os candidatos eleitos estarão pregando durante seus mandados”, completa Thalys Guimarães, designer de Uberlândia, Minas Gerais.

(Imagem: Reprodução/Eita, Candidato!) 

Apesar das regras eleitorais serem cada vez mais rígidas, Igor não teme complicações judiciais, dizendo que “o prêmio não ajuda nem atrapalha nenhuma campanha, não tem intenções eleitorais. Nunca tivemos nenhum problema com candidatos ou mesmo cabos eleitorais nas competições anteriores, então estamos tranquilos quanto a isso”.

3º TROPICA

 

As inscrições de jingles vão de 16 de agosto a 28 de setembro, e a votação se dará nos dias 29 e 30 de setembro. Para saber mais, acesse o site e a página de Facebook da campanha.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias