PREF DE RIBAS - JULHO 2025

terça, 15 de julho de 2025

Busca

terça, 15 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

03/09/2014 07:15

Com furo no meio, árvore emoldura retratos e chama atenção na praça Ary Coelho

Atração curiosamente natural

Entre as tantas árvores responsáveis por proporcionar frescas sombras aos que querem tirar um minuto de sossego na Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande, é difícil imaginar que tenha alguma mais especial que as outras. É preciso olhar atento e curioso para perceber que uma delas carrega em si uma marca diferente. Formas excêntricas não são exclusividade de nenhuma árvore, mas o Jequitibá, plantado paralelo a rua 13 de Maio, leva, além da selvageria natural, um furo redondo quase perfeito bem no centro do seu tronco.

O diferencial tem atraído à atenção de quem já estava acostumado com os tradicionais monumentos do local. Afinal, o chafariz iluminado ao ritmo de música e o coreto cercado por belas formas em metal, não são fruto de um processo natural. A suspeita é que o furo no Jequitibá possa até ter sofrido interferência humana, mas a forma como resistiu a possível intervenção cirúrgica impressiona quem por ali passa.

(Foto: Deivid Correia)

(Foto: Deivid Correia)


Há 12 anos trabalhando como ambulante no local, Elza Almorone, 53 anos, tenta puxar na memória o trajeto até chegar ao que a árvore se tornou hoje. "Aquela árvore teve uma parte que caiu. Então eles a serraram, mas acabou brotando novamente e acredito que daí surgiu o furo", explica.  Conforme a ambulante, a árvore é antiga e o furo já tem cerca de seis anos, mas só atualmente tem ganhado status de cartão-postal, já que turistas e famílias costumam tirar divertidas fotos no local com a cabeça emoldurada pelo tronco da árvore.


(Foto: Deivid Correia)

 Crianças são as que mais se divertem com a furo. (Foto: Deivid Correia)

As servidoras públicas Joziane Martins, 49 anos, e Cícera da Silva Dias, 61 anos, não excitaram em fazer uma foto na árvore. Conforme elas, o furo já havia sido notado displicentemente, mas ainda não tinham parado para apreciar. "Não é fácil entender como uma árvore de ramas tão verdinhas possa ter um tronco tão antigo e com essa peculiaridade", afirma Joziane.


(Foto: Deivid Correia)

(Foto: Deivid Correia)


 A dona de casa Terezinha Cyliax, 53 anos, ficou a questionar, juntamente com a mãe e o neto, sobre o motivo que originou tal buraco. “Ficamos imaginando se seria algum cupim que atingiu a árvore e foi preciso retirar justamente aquela parte para que ela sobrevivesse”, afirma. O trio sempre costuma ir à praça pelo menos uma vez no mês e há tempos o fenômeno as intriga. O fato este deve ser o primeiro Jequitibá que não chamam tanto a atenção por sua imponência, mas por algo muito mais singular.


(Foto: Deivid Correia)

 Servidoras fizeram questão do retrato. (Foto: Deivid Correia)

Jequitibá – Árvores de troncos grandes, tanto em comprimento quanto em perímetro a família das lecitidáceas. As duas espécies mais conhecidas de jequitibá são: Cariniana legalis, o jequitibá-rosa e Cariniana estrellensis, o jequitibá-branco ou somente jequitibá. Em língua tupi, significa "gigante da floresta", o que é compreensível, já que podem atingir até 60 metros de altura.


(Foto: Deivid Correia)

 (Foto: Deivid Correia)


Praça Ary Coelho – Um dos locais mais tradicionais da cidade. Abrigou o primeiro cemitério de Campo Grande (na época, arraial de Santo Antônio), tornando-se praça em 1909 com o novo traçado da cidade. Em 1954 recebeu o nome de Praça Ary Coelho em homenagem ao Prefeito de Campo Grande Ary Coelho de Oliveira, assassinado em 1952, em Cuiabá-MT. A praça costuma abrigar shows musicais, além de apresentações de teatro e capoeira. 


(Foto: Deivid Correia)

 (Foto: Deivid Correia)

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias