O brasileiro José Vitor Leme, natural de Ribas do Rio Pardo, conquistou neste domingo (18) o terceiro título mundial de montaria em touros ao vencer o PBR World Finals, realizado no AT&T Stadium, em Arlington, Texas (EUA). Com a conquista, ele se torna o terceiro atleta da história a vencer três vezes a principal competição da modalidade, ao lado dos também brasileiros Adriano Moraes e Silvano Sales.
José protagonizou uma virada histórica na reta final da temporada. Depois de perder parte do circuito por causa de uma fratura na mão, ele chegou à última semana na 18ª colocação do ranking. No entanto, venceu a Eliminatória do Finals, manteve 100% de aproveitamento nas montarias decisivas e superou uma diferença de 623 pontos para o então líder Dalton Kasel.
No sábado, venceu os dois primeiros rounds e subiu para a quarta colocação. No domingo, repetiu o desempenho e venceu mais duas montarias, garantindo tanto o título das finais quanto o da temporada, de forma incontestável.
O sul-mato-grossense encerrou o circuito com 1.494 pontos, superando o norte-americano Dalton Kasel (1.426,50) e o australiano Brady Fielder (1.234). Outro brasileiro no top-10 foi Paulo Eduardo Rossetto, que ficou em oitavo lugar, com 779,25 pontos.
Com o título da temporada, Leme recebeu U$ 1 milhão (aproximadamente R$ 5,6 milhões). Além disso, conquistou mais U$ 612,5 mil (cerca de R$ 3,4 milhões) pelas vitórias nos rounds e pelo título do evento.
Aos 29 anos, José Vitor Leme já havia sido campeão mundial em 2020 e 2021, sempre vencendo tanto o Finals quanto a temporada. Em 2021, ele estabeleceu o recorde da maior nota da história da PBR ao alcançar 98,75 pontos.