A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

07/03/2017 08:29

A+ A-

Após pressão popular, Marquinhos torna oficial recuo da Prefeitura contra Uber

Decreto que foi publicado na sexta-feira de Carnaval fica suspenso por 6 meses para que tema possa ser debatido

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) publicou a suspensão do decreto que regulamentava o UBER na Capital. Após polêmicas, ameaças de guerra judicial e muitas reclamações por parte da população, o decreto nº 13.104 foi suspenso por 180 dia. 

Segundo a publicação, a Prefeitura considerou que é preciso um debate mais amplos com “audiências públicas, que deverá conter a participação dos Poderes Executivo e Legislativo, as Instituições Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público Estadual, Associações de Classe e população” com “as Operadoras de Tecnologia de Transporte denominadas “OTTs”, bem como os motoristas cadastrados nesse sistema de aplicativo”, pois é preciso um prazo para se adequar às normas que Marquinhos queria implantar. 

Além disso, agora, Marquinhos afirmou que a regulamentação é de interesse público mas “deve ser efetivada de forma simples, suficiente para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos usuários e também aos integrantes dessa atividade”. 

Audiência

Após polêmica e protestos dos motoristas e usuários, o presidente da Câmara Municipal vereador Profº. João Rocha anunciou que a Casa vai promover uma audiência pública nas próximas semanas para buscar um entendimento entre trabalhadores, população e poder público. Segundo Rocha, o debate contará com a participação de representantes das categorias envolvidas, como motoristas do Uber e taxistas, além de membros dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

“Vamos buscar a melhor saída. Vamos facultar a Tribuna desta Casa para os setores interessados, para que a posição de cada uma das partes fique registrada. Depois, vamos convocar uma grande audiência envolvendo todos os segmentos para que, juntos, possamos chegar a um entendimento e encontrar a melhor solução. É uma questão polêmica e complexa, e será amplamente discutida. Foi assim em outros locais e não será diferente aqui em Campo Grande”, afirmou.

O Decreto

Marquinhos publicou o decreto regulamentando o Uber no dia 24 de fevereiro, uma sexta-feira de carnaval. Conforme a Prefeitura, o objetivo era garantir a segurança dos usuários e a igualdade entre os serviços de transporte na Capital. 

Entre os principais pontos estavam o cadastro de veículos e a limitação em 490 profissionais. Motoristas do Uber, no entanto, reclamaram da norma, já que para eles, as mesmas regras não são aplicadas aos taxistas. 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias