A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

07/09/2021 18:12

A+ A-

Bicampeão paralímpico, Yeltsin Jacques será recebido com carreata em Campo Grande

Evento é organizado pela Prefeitura e o Governo do Estado

O bicampeão paralímpico de atletismo, Yeltsin Jacques Ortega, será recebido com uma carreata, em Campo Grande. Prefeitura da Capital e Governo de MS preparam a homenagem, nesta quarta-feira (8). 

Jacques é campo-grandense e foi o destaque brasileiro nos jogos paralímpicos de Tóquio 2020, disputados em 2021. Foi dele a 100ª medalha do Brasil nos jogos para portadores de necessidades especiais. 

O meio-fundista, segundo a Fundesporte, desembarca na noite desta terça-feira (7), por volta das 23h50, no aeroporto Ueze Zahran, em Campo Grande. 

Percurso

A comemoração começará às 9h, com saída no Horto Florestal, na Avenida Ernesto Geisel. O percurso segue a rua 26 de Agosto, travessa José Bacha, ruas Sete de Setembro, 14 de julho, Marechal Rondon, 13 de maio e avenida Afonso Pena.

Ainda segundo a programação, a primeira parada será na Prefeitura, onde terá encontro com o prefeito Marquinhos Trad,

Depois a carreata chegará à Governadoria. O paratleta participa de um almoço especial com o governador Reinaldo Azambuja. 

Fenômeno 

Yeltsin ganhou a primeira medalha do País na competição, além de quebrar  dois recordes. Jacques é beneficiado pelo programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado. 

O paratleta de Campo Grande venceu com larga vantagem os 5.000 metros rasos da classe T11 (atletas com deficiência visual, com baixa ou nenhuma visão), ao bater o tempo de 15min13s12, melhor marca das Américas e a dois segundos do recorde mundial. 

Outro feito de Yeltsin foi o segundo ouro na Tóquio-2020, nos 1.500 metros rasos T11. O fundista terminou a prova em 3min57s60 – a melhor marca do planeta era de 3min58s37, atingida pelo queniano Samwel Kimani na Paralimpíada de Londres-2012.

Trajetória 

Guerreiro nas pistas, o campo-grandense de 29 anos ainda tentou a terceira medalha na Tóquio-2020, na maratona da classe T12. No entanto, devido ao cansaço, Yeltsin desistiu na metade da prova, quando completou 21 quilômetros pelas ruas da capital japonesa. Na competição, o corredor teve como atletas-guia Laurindo Nunes Neto e Carlos Antonio dos Santos (Bira).


 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias