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Campo Grande

25/07/2018 19:00

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Descaso: cliente denuncia cobrança dupla e cancelamento de corridas pagas no cartão

Apesar de tentar reclamar com empresa responsável por aplicativo de transporte, não houve solução

Dois problemas com o uso do serviço de transporte individual de passageiros foram relatados pelo microempresário Paulo Leão, 35 anos, que só encontrou frustração ao tentar resolvê-los. São eles a cobrança dupla pela corrida e a recusa constante de serviços já em andamento, por utilizar cartão de crédito para pagar.

Em ambos casos, a cliente era sua esposa, que prefere não ser identificada na matéria. Ele mesmo narra os acontecimentos, que classifica, respectivamente, como roubo e falta de ética profissional e moral.

No primeiro caso, em março de 2017, a opção escolhida para pagamento ao solicitar a corrida foi cartão de crédito. Ao chegar ao destino final, sua esposa teria sido cobrada em dinheiro. Apesar de argumentar o contrário, foi intimidada e ‘convencida’ a pagar em cédula, pois estava sozinha e teve receio em estender a discussão. 

Ao consultar seu e-mail, comprovou que o valor de R$ 10 já havia sido debitado do cartão. No total, contudo, pagou R$ 20 pelo serviço, e sequer conseguiu estorno ao contatar a empresa e comunicar o ocorrido.

“O nome disso? Roubo! Foi reclamado à empresa pelo próprio app, mas o suporte dela pra ser péssimo, tem que piorar muito. Desistimos de cobrar. Sempre tem, em todas profissões, aqueles que só querem tirar vantagem. Infelizmente”, conta Paulo, que já foi motorista deste tipo de serviço por aplicativo.

O outro problema aconteceu recentemente. Ele narra a situação, também vivida pela esposa. “Você, cedo, pede o carro, porque precisa ir trabalhar, tem horário a cumprir, e o motorista aceita a corrida (ainda está finalizando outra, mas mesmo assim, você espera). Por se tratar de um condomínio, você manda uma mensagem informando, para que o cara não se perca, para facilitar o trabalho... Ele chega na frente do condomínio e pergunta a forma de pagamento! Você informa que é cartão, e ele cancela. Sem ética, sem moral, sem noção”, esbraveja.

Resposta

A reportagem do TopMídiaNews entrou em contato com a empresa 99 Tecnologia LTDA para saber qual é a orientação padrão aos motoristas e clientes nesses casos, e o que está dentro da regulamentação interna. Contudo, a passageira se negou a passar seus dados novamente, reafirmando a desistência de resolação. 

Abaixo, a resposta da empresa:

"Para fazer uma análise correta da denúncia é necessário que tenhamos os dados da corrida em questão, bem como da passageira e do motorista. Sem estes dados, podemos dizer genericamente que os motoristas ao se cadastrarem para atender o aplicativo da 99Pop concordam em aceitar as diferentes formas de pagamento disponibilizadas pelo aplicativo, podendo optar, no entanto, a não aceitar pagamento em dinheiro por praticidade e segurança.

Os motoristas parceiros estão sujeitos ainda a sanções caso apresentem um volume alto de cancelamentos, que podem chegar inclusive a suspendê-lo da plataforma. A 99 disponibiliza atendimento ao usuário de diversas formas: no aplicativo na parte da central de ajuda, no site da empresa 99app.com, ou pelo telefone nos números 0300 3132 421 ou (11) 3004-8199".

 

 

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