A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

06/09/2018 07:00

A+ A-

Com jovens em bancos, idoso senta em degrau e cena revolta internet de MS

A foto deixou muitos internautas revoltados, já que jovens ocupavam os assentos

A foto que mostra um idoso sentado no degrau de um assento ocupado por uma jovem dentro de um ônibus coletivo na Capital vem dando o que falar nas redes sociais. O registro foi publicado no grupo ‘Segredos do Busão’ e os participantes ficaram revoltados ao ver o homem sentado no degrau, ao invés de ter um assento cedido por algum jovem.

De acordo com o artigo 1° da Lei Municipal 5.790/16, todos os assentos do transporte público são ‘destinados preferencialmente aos idosos, pessoas com deficiência, gestantes e crianças de colo’.  Mesmo sendo lei, o idoso acabou sentando no degrau e conforme os participantes do grupo onde a foto foi publicada, essa não é a primeira vez que isso acontece.

Segundo Priscila Nunes, a cena acontece com frequência e que quem está sentado fingi estar dormindo para não ceder o espaço. “Na verdade, eu reparei que isso acontece nos ônibus de manhã, principalmente no expresso cedo, o pessoal que levanta cedo pra trabalhar gosta de ir sentado (não que isso seja errado), mas não dão lugar de jeito nenhum, já vi idoso em pé em frente aos bancos e a pessoa fingindo que tá dormindo”, escreveu Priscila Nunes.

Já Irene Silva relata que ceder o lugar é questão de educação, mas acredita que alguns idosos abusam do benefício. “Eu acho que educação cabe em qualquer lugar mas as vezes eles abusam porque são idosos eu estava com um barriga de 8 meses de gestação, uma senhora folgada cheia de sacolas de compras de lojas do centro me pediu pra levantar pra ele sentar pois ela estava cansada”.

Assim como Irene, Geovana Neto Fernandes também destaca que teve problemas com uma idosa quando estava gestante. “Quando eu estava gravida, uma senhora apontou o dedo na minha cara e falo que eu não precisava estar sentada ali. Perguntei se ela estava cega porque não é preferencial só de idosos. Se quer respeito para sentar tem que se dar o respeito também”.

Outros participantes saíram em defesa dos idosos. “Queria ver quando essas pessoas ficarem velhas também. O que elas vão pensar ou fazer quando isso acontecer com elas”, escreveu Ueliton Arruda.

“A pessoa tira foto pra postar no face pra ganhar curtidas e tal, mas não levanta pro idoso sentar, vai entender”, rebateu Sergio Ronald.

Já Angela Silva cogita a possibilidade do idoso ter agradecido proposta para ocupar um assento. “As aparências pode enganar, já vi pessoas oferecer o lugar e a pessoa dizer que não é preciso levantar... então cada um sabe da sua necessidade”.

LEI 5.790, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2016.

Dispõe sobre os assentos preferenciais dos veículos do transporte coletivo do município.

Art. 1º Todos os assentos instalados nos veículos do transporte público do município são destinados, preferencialmente, aos passageiros idosos, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com crianças de colo.

Parágrafo único. Na ausência dos usuários preferenciais os assentos serão livres para utilização dos demais usuários.

Art. 2º Avisos deverão ser afixados ao longo dos veículos, em locais de fácil visualização dos passageiros, contendo as instruções sobre os assentos, que são todos preferenciais.

Art. 3º A sinalização terá caráter educativo aos usuários.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024