TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

16/06/2021 18:04

A+ A-

Com vacina da Janssen, Campo Grande vai imunizar público de 40 anos

Imunizante será distribuído só para capitais e é de dose única

Campo Grande espera iniciar a imunização de pessoas 40 ou mais, quando a vacina da Janssen chegar à cidade. A expectativa é receber 38,4 mil doses, segundo sinalizado pelo Ministério da Saúde. 

A informação foi divulgada pela Prefeitura, na tarde desta quarta-feira (16). A Secretaria Municipal de Saúde recebeu ofício encaminhado pelo Ministério da Saúde, que decidiu que as 3 milhões de doses do imunizante sejam distribuídos somente às capitais, em razão da necessidade de rápida aplicação e manutenção em temperatura adequada. 

Na contabilidade da prefeitura, as doses que estão para chegar serão suficientes para acelerar a imunização por faixa etária, desta vez no público de 40 a 49 anos, já que a vacina é de dose única. 

No momento, diz a Sesau, Campo Grande está vacinando público com 50 anos, sem comorbidades. 

Destaque

A Capital, diz a Secretaria, está entre as cidades do País que mais vacinaram proporcionalmente sua população e é referência em planejamento e eficiência.

O município chegou a 37.09% de toda a população vacinada com a primeira dose, índice superior à média de Mato Grosso do Sul, 36,32%, e Nacional, 25,79%, conforme dados extraídos das plataformas abertas para consulta disponibilizadas à população.  Em relação a segunda dose, a Capital dispara, tendo 15.19% da população imunizada, enquanto a média do Estado é de 13,90% e a Nacional, 11,17%.

Ao todo, 336.077 pessoas foram vacinadas em Campo Grande, sendo que 137.604, já completaram o ciclo vacinal, ou seja, receberam a segunda dose, totalizando 473.681 doses aplicadas.

Ainda segundo a assessoria da Sesau, o número de pessoas que receberam a segunda dose na Capital, ou seja, são consideradas completamente imunizadas, é superior a população de 77 municípios do Estado, que possuem menos de 120 mil habitantes. Apenas Dourados, segunda maior cidade do Estado, possui mais de 200 mil habitantes, segundo censo do IBGE.

O bom desempenho  atribuído pela prefeitura  é reflexo do planejamento, organização e estratégias adotadas pela Capital desde o início da vacinação emergencial contra a Covid-19, no dia 19 de fevereiro.

Campo Grande estabeleceu mais de 60 pontos de imunização espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos, incluindo três drives com capacidade de vacinação diária de 2 mil pessoas cada, assegurando maior comodidade à população, e implementou o sistema de identificação prévia para dar mais agilidade no processo. O sistema, inclusive, tem ajudado municípios do interior do Estado a organizar a campanha de vacinação e foi reconhecido nacionalmente como exemplo de boas práticas.
 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias