A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

02/12/2021 12:05

A+ A-

Cordão Valu completa 15 anos de folia: 'nasceu em um bar, no Dia do Samba', diz Silvana Valu

Foi no dia 2 de dezembro de 2006, no Bar Valu; Silvana Valu e Jeffersin Contar, os líderes do grupo, são tão apaixonados pelo ritmo, que se casaram também em um 2 de dezembro

O Cordão Valu completa 15 anos de folia nesta quinta-feira (2). Responsável pelo renascimento do Carnaval de rua em Campo Grande, o Cordão Valu foi fundado no dia 2 de dezembro de 2006, no Bar Valu, da líder do Cordão, Silvana Valu e de seu marido Jefferson Contar. O local funcionava na Rua da Imprensa com a Rua Rui Barbosa e fez alegria de muita gente.

O casal escolheu esta data para criar o grupo carnavalesco, por ser o Dia Nacional do Samba, como relembra Silvana:  

“Eu e o Jefferson escolhemos o 2 de dezembro por ser o dia do Samba. Naquela data, em 2006, nós abrimos o Bar Valu, e também fundamos o Cordão, justamente por ser o dia do Samba. É que, naquela época, o Carnaval estava sendo retomado no país, e aqui em Campo Grande, a gente queria retomar as marchinhas e os sambas tradicionais. Então, nós achamos que não tinha uma melhor data para fundar o Cordão Valu, que esta de 2 de dezembro. Tem tudo a ver com o Cordão, a sua razão de ser.”.

Silvana e Jefferson, aliás, são tão ligados ao samba, que na certidão de casamento dos dois, consta que eles se casaram no dia 2 de dezembro. “Isso, porque o samba faz parte da nossa vida. O primeiro bar Valu, e também o segundo, sempre foram bares de samba. Por isso, temos um carinho muito grande por esta data”, justifica a líder do Cordão.

A decisão de fundar o grupo carnavalesco, foi compartilhada também por um grupo de frequentadores do bar, e se tornaram co-fundadores. Estre eles, professores, artistas, jornalistas e profissionais liberais. O primeiro desfile pelas ruas do centro de Campo Grande, aconteceu no ano seguinte, 2007, com a presença de aproximadamente 150 pessoas, e uma pequena banda, que puxou a apresentação.

Por representar as tradições históricas do Carnaval, o grupo “adotou”, desde o início, a Esplanada Ferroviária, área tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, como seu reduto, onde se concentram os foliões para desfilarem pelo Cordão. Inspirado no Cordão da Bola Preta, do Rio de Janeiro, o Valu nasceu, e cresceu, e é, o mais tradicional grupo do Carnaval popular de Campo Grande. Em suas últimas apresentações pelo centro da cidade, em 2017, 2018 e 2019 – 2020 não teve Carnaval, por conta da pandemia do coronavírus – o Cordão arrastou de 50 mil a 80 mil foliões.

A festa pelos 15 anos, será no dia 11 deste mês, no teatro de arena do Horto Florestal, a partir das 17 horas.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024