IMPERIO EXTINTOR - NOVEMBRO

sexta, 05 de dezembro de 2025

Busca

sexta, 05 de dezembro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

26/06/2025 07:00

Crise de gestão: falha deixa pacientes sem exames de câncer em Campo Grande

Problema no fornecimento de exames para câncer de próstata leva MP a abrir Inquérito Civil em Campo Grande

A 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública de Campo Grande instaurou Inquérito Civil para apurar a falha recorrente no fornecimento de exames essenciais para a saúde do homem na rede municipal, incluindo o teste de PSA, utilizado para o rastreamento do câncer de próstata.

A investigação aprofundada foi motivada pela reclamação de um paciente que não conseguiu realizar os exames preventivos solicitados em uma unidade de saúde da Capital de Mato Grosso do Sul.

O caso teve início quando um paciente procurou a Ouvidoria do Ministério Público após tentar, sem sucesso, realizar os exames de PSA Total e TSH na USF Sírio Libanês. Segundo os autos, o paciente foi informado no Laboratório Central que a falta dos exames se devia a um atraso na entrega de reagentes por parte do laboratório contratado pela prefeitura, com previsão de regularização apenas para o mês seguinte.

No Brasil são cerca de 17 mil mortes anuais pelo câncer de próstata. Em Mato Grosso do Sul, conforme os dados mais recentes - de 2023 - 231 homens perderam a vida pela pelo câncer de próstata

Durante a apuração inicial, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou ao MPMS o atraso na entrega dos reagentes, atribuindo-o a questões de importação e ao recesso de fim de ano da empresa fornecedora. A investigação também revelou uma demora significativa em processos de licitação para a compra de outros testes, como o de sangue oculto nas fezes, importante para a detecção de neoplasias intestinais.

Embora o exame do paciente que originou a denúncia tenha sido posteriormente agendado, a Promotoria de Justiça considerou que o problema é sistêmico e não um caso isolado.

A promotora Daniella Costa da Silva destacou a necessidade de uma "apuração aprofundada sobre a regularidade no fornecimento dos exames laboratoriais" e a efetividade das medidas adotadas pela gestão municipal.

O exame PSA é o principal meio de descoberta do câncer de próstata, tumor maligno que se desenvolve na glândula masculina localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. É o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias