A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

25/06/2020 09:30

A+ A-

'Fingir que é lindo': jovem posta sobre cabelo afro e internet se divide: RACISMO?

Postagem teve 7,2 mil comentários e 6,4 mil compartilhamentos

Um jovem, que disse ter 13 anos, e, pelo menos na foto, é negro, fez um post sobre cabelos crespos, considerado racista para alguns e sem qualquer problema para outros. A postagem teve 6,4 mil compartilhamentos e 7,2 mil comentários. 

No dia 19 de junho, por volta das 19h, o suposto menor postou uma foto aparentemente artística, onde aparece um homem e uma menina (simbolizando pai e filha), com longos cabelos crespos. Na legenda, ele escreveu: 

''Ok, vamos fingir que é lindo, se não é racismo''. 

Na sequência, milhares de internautas, muitos de Campo Grande, debateram o assunto, refletindo se achar bonito ou feio iria caracterizar a aversão a negros. 

Um dos comentários dizia: 

''Ninguém tem que achar nada. As pessoas têm que se respeitar e pronto e acabou a história. É só estudar um pouco e ler a história da escravidão, que talvez entenda o peso do racismo''. 

Outro post seguiu a linha do anterior, de que é preciso evitar comentários que ofendam a população negra. 

''A gente vem ver os comentários só pra aumentar a certeza do pensamento primitivo de certos seres humanos''. Na sequência, uma menina escreveu: ''achei charmoso, gostei''. Outra escreveu um recado para a sociedade. 

''...muitos racistas aproveitam um post irônico como esse para destilar o ódio que eles têm por pessoas que não fizeram absolutamente nada com eles. Os dois na foto estão apenas posando para um ensaio, fazendo até um protesto quem sabe. Justamente para que o cabelo black seja aceito como um cabelo qualquer!"

No entanto, para outros, achar o penteado feito não seria um caso de racismo e sim um direito de expressão. 

''Toda pessoa tem o direito de gostar ou não dá foto. Mas tenha cuidado nas palavras, nas atitudes, nos gestos...''. Uma jovem postou uma reflexão parecida. 

''Pois é, se a gente não achar bonito, somos racistas". Na sequência, mais um ponderou. ''Eu tenho cabelo crespo e não acho bonito. Isso não é ser racista, é apenas o meu gosto''. 

Entre os milhares de comentários, há falas sensatas e reflexivas, mas também foi palco para troca de ofensas, sobretudo com a prática de bullying.  

O autor da postagem não quis dizer de onde fala e destacou que os posts são irônicos e não se considera racista, já que é negro. 

''...em todos os meus posts eu tento ser o menos objetivo possível, tipo, eu tento ser o menos direto possível em relação aquilo, sempre com ironia, mas muita pessoa levou a sério'', refletiu. Ele revela que sofreu ameaças de pessoas da cidade dele. 

Questionado se não deveria evitar esse tipo de postagem, o garoto disse que ''entende a situação, mas que esse pessoal é muito hipócrita''. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024