A+ A-

quarta, 01 de maio de 2024

Busca

quarta, 01 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

há 4 anos

A+ A-

Higiene e informação são armas contra o Coronavírus, que tem primeira suspeita em Campo Grande

Santa Casa confirmou que investigou caso suspeito na Capital de MS

Enquanto a comunidade científica estuda o comportamento do novo Coronavírus no mundo, a melhor forma de prevenção contra a doença é a higiene pessoal e se manter informado a respeito do vírus. A explicação é do biomédico e coordenador do curso de biomedicina de uma universidade particular em Campo Grande, Maicon Matos Leitão.

A variação do vírus é chamada de 2019-nCoV e o primeiro registro dele foi na cidade chinesa de Wuhan. Leitão explica que as pesquisas ainda estão sendo desenvolvidas, para saber, por exemplo, o grau de invasão dele no corpo humano.

Sobre a forma de transmissão do novo Coronavírus, Maicon Matos disse que isso também está em estudo.

''No caso da SARS - outra espécie do Coronavírus, surgida em 2002, a transmissão era por gotículas de saliva e essa nova espécie a gente não sabe ainda se é por gotículas ou por aerosóis'', observa o professor. Ele complementa que a transmissão por aerosóis é muito mais invasiva.  

Por isso, por enquanto,  as formas de se precaver são as mesmas para outras doenças, como o H1N1.

''Lavar as mãos com água e sabão e cobrir o rosto na hora de tossir ou espirrar e evitar aglomerações'', sugere Maicon Matos. Esses procedimentos, diz o professor Maicon, são os mesmos adotados pela Organização Mundial da Saúde e também sugeridos pelo Ministério da Saúde.

O momento exige alerta, mas não pânico, observa o profissional.  

(Professor explica medidas de segurança / foto: arquivo pessoal)

''Por isso, mesmo que uma pessoa apresente os sinais clínicos, como febre, tosse e dificuldade para respirar, é preciso saber se ela teve contato com alguém que viajou para a China nos últimos 14 dias ou com alguém com um caso confirmado'', detalha o profissional.   

Informação

Outra arma importante para se precaver da doença é a informação, alerta o professor. Ele observa é que importante procurar veículos de imprensa com credibilidade e procurar não acreditar em notícias de sites com fontes duvidosas. Também orienta a buscar informações no próprio site do Ministério da Saúde, que inclusive, divulga notícias nas redes sociais.   

Até a noite desta quinta-feira (30), 212 pessoas já haviam morrido na China por conta do novo coronavírus.

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias