Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Campo Grande

Mansour intimida candidatas com suposto dossiê em debate de presidenciáveis da OAB/MS

Denúncia vem de ex-presidente da Ordem em MS, Carlos Marques

11 novembro 2021 - 19h23Por Thiago Souza

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional MS, Carlos Marques, alertou para fatos graves, durante debate entre candidatos à presidência da Ordem, em emissora de rádio de Campo Grande. O atual comandante da OAB, Mansour Karmouche, teria intimidado candidatas adversárias, com um suposto dossiê em mãos. 

Marques diz que Mansour foi ao debate junto do candidato apoiado por ele, Bito Pereira. O que chamou atenção foi o fato de Karmouche ficar em uma sala com parede de vidro na rádio, com um material que seria um dossiê. 

''[foi] uma evidente técnica de intimidação'', diz Marques. Os alvos da afronta seriam as candidatas Giselle Marques e Rachel Magrini e seus respectivos apoiadores. 

''O que poderia ter na suposta pasta dossiê? Como autoridade ele tinha a obrigação de expor para não prevaricar. Se nada tinha, quis apenas intimidar as duas outras candidatas mulheres?'', questionou o ex dirigente da Ordem. 

Marques diz que o fato é gravíssimo e merecedor de profundo repúdio da advocacia nacional. 

PROBLEMAS

Carlos Marques diz que a situação foi uma das piores já constatadas na atual gestão. Porém, há outras, como falta de transparência nos gastos de R$ 1,3 milhão com publicidade em plena pandemia, contrariando portaria da própria Ordem para sanear as contas da instituição. 

Além disso, inclusive no debate, veio à tona outros temas, como o distanciamento da Ordem dos advogados, ou seja, o ‘’encastelamento’’ da gestão. 

Outra situação grave elencada pelos advogados é a intimidação de opositores pelo atual presidente, que ameaça processar aqueles que lhe contestam. O ''rolo compressor'' da atual gestão vem igualmente de outra forma. 

''Cada advogado que manifesta apoio à oposição recebe no dia seguinte, de dois sites, uma fake news'', aponta Carlos Marques. 

O espaço está aberto para manifestação da OAB e de Mansour Karmouche.