Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Campo Grande

Marquinhos define regras para reabertura de comércios. VEJA O QUE ABRE NA SEGUNDA

Haverá critérios de biossegurança e fiscalização rigorosa

03 abril 2020 - 17h46Por Thiago de Souza

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) já definiu quais atividades econômicas poderão ser retomadas na segunda-feira (6), em Campo Grande. Ele destacou, nesta sexta-feira (3), que houve critérios técnicos para escolha do que pode funcionar e ressalta que tudo foi feito pensando na saúde da população. 

Acompanhado do titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luiz Eduardo Costa, o prefeito explicou que as atividades econômicas foram classificadas por grupo e cada grupo recebeu uma pontuação, que vai de 0 a 5, referente a necessidade de abertura. 

Um exemplo são os cursos técnicos profissionalizantes, que na classificação de prioridade de reabertura, tiveram pontuação 0, ou sejam, não tem necessidade urgente de reabertura. 

O comércio varejista vai poder retomar as atividades na próxima segunda, das 9h às 16h30, segundo Marquinhos. No entanto, todos devem obedecer as exigências de biossegurança, como higienização das mãos, controle de entrada no estabelecimento, fixação de distância mínima entre as pessoas (1,5m), entre outras. 

O prefeito destacou que o decreto, que deve ser publicado ainda nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial, deverá estar visível ao consumidor. No entanto, o prefeito ainda sugere que a melhor opção é que as pessoas fiquem em casa e que o isolamento é o responsável pelo baixo número de infectados e mortes na cidade. 

''Como chegamos até aqui, diante do número de covas abertas, principalmente em SP? Graças a vocês comerciantes, empresários, trabalhadores, iniciativa privada...e a imprensa...'', celebrou o prefeito. 

''Temos de nos preocupar com o trabalho das pessoas, mas não podemos abrir mão das vidas, da saúde...'', refletiu novamente. 

Marquinhos e Luiz Eduardo destacaram que o decreto foi elaborado por técnicos de diversas secretarias e contém critérios técnicos rigorosos para a retomada gradual das atividades. 

O decreto ainda não foi publicado, mas durante transmissão ao vivo pela rede social, o prefeito adiantou o que abre e o que não abre a partir da próxima segunda-feira. 

ABRE

Comércio varejista, como lojas de roupas, calçados, armarinhos; 

Ônibus voltam a circular, porém, somente com passageiros sentados; 

Bancos já estavam autorizados pelo decreto anterior;

Serviços de saúde também estão autorizados a voltar

NÃO ABRE

Shoppings permanecem fechados; 

Camelódromo; 

Barbearias e cabeleireiros; 

Escolas particulares e cursos profissionalizantes; 

Academias de ginásticas e afins;

Clubes, boates e shows.  

O prefeito colocou a disposição um telefone para quem quiser tirar dúvidas sobre o funcionamento do comércio e demais atividades. 67 4042-1323, com ramais  2718 e 2719. Neste sábado, o número funcionará das 8h às 12 e das 14h às 18h.