TCE Novembro
Menu
domingo, 05 de dezembro de 2021 Campo Grande/MS
CAMARA - vacinaçao
Campo Grande

Moradora denuncia matança de gatos por envenenamento na Vila Progresso

Há três semanas, Marcia perdeu cinco gatinhos; animais foram envenenados

28 novembro 2018 - 19h00Por Kerolyn Araújo

Uma moradora da Vila Progresso, em Campo Grande, perdeu cinco gatos e um cachorro nas últimas três semanas. Ela acredita que todos eles tenham sido envenados.

Segundo Marcia Loza, em um mesmo dia, ela perdeu cinco gatinhos. “Um deles morreu na minha frente em questão de 10 minutos. Estava com a boca espumando”, contou. Os outros quatro animais foram encontrados mortos no dia seguinte. Na semana passada, um cachorro da família adoeceu de um dia para o outro e também morreu.

Marcia encontrou na calçada da rua vários pedaços de calabresa. Ela acredita que a comida foi envenenada com a intenção de matar os felinos da região. “O gato da minha vizinha também sumiu. No dia seguinte ele apareceu doente, ela levou ao veterinário e lá foi constatado que ele havia sido envenenado”.

A dona dos gatinhos ligou para a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), porém nada foi feito. “Eles me disseram que eu teria que ter provas de que os gatos foram mortos por envenenamento”, disse.

Marcia ressalta que, no bairro, existem muitos gatos de rua e, apesar de sempre acionar o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), nunca nada foi feito. “Eles sempre falam que não tem como recolher os animais, que não tem onde deixar”.

Com o sentimento de impunidade, a dona dos animais relata que a única coisa que pode fazer é ter cuidado para que os outros gatos da casa também não sejam envenenados. “Estou tomando todas as precauções porque é um caso horrível”.