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Campo Grande

há 2 meses

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Moradores reclamam de falta de atendimento no CRAS do Dom Antônio Barbosa

A unidade, que presta serviços para sete bairros da região, estaria atendendo apenas sete pessoas no período da manhã e cinco durante a tarde

Moradores do bairro Dom Antônio Barbosa e região reclamam do descaso no atendimento ao público no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Rosa Adri, em Campo Grande.

Segundo populares, a unidade, que presta serviços para sete bairros da região, está atendendo apenas sete pessoas no período da manhã e cinco durante a tarde.

Famílias que procuraram o local para garantir acesso aos direitos sociais acabaram voltando para casa sem o atendimento. Segundo eles, o problema é recorrente e antigo.

A unidade atende os bairros Jardim Colorado, Dom Antônio Barbosa, Parque do Sol, José Teruel Filho, Losa Angeles e Vespasiano Martins.

Uma das pessoas que aguardava atendimento relatou que chegou às 11 horas para retirar a senha, porém foi informada que já não havia vagas para ser atendida. Segundo ela, havia apenas uma servidora no local.

"Eu e outras mulheres chegamos era 11 da manhã para sermos atendidas e não tinha mais senha, sendo que o CRAS começa a funcionar a partir das 13 horas. É um absurdo", relata.

Em resposta, a SAS (Secretaria de Serviço Social) informou que o CRAS Dom Antônio possui atualmente três servidores exclusivos para atendimento de Cadastro Único, responsáveis por atualizar, incluir e prestar informações acerca dos Programas e Benefícios vinculados ao Cadastro Único. Esses atendimentos ocorrem normalmente de segunda a sexta-feira, seguindo o horário de funcionamento da unidade, que é das 7h às 11 horas e das 13 às 17 horas.

A secretaria respondeu ainda que, quando há demanda excessiva, a unidade realiza ações aos finais de semana, como ocorreu no final do ano passado. "Ressaltamos que as ações ocorrem a qualquer tempo que o órgão gestor juntamente com a Coordenação local avaliem necessário".

Em relação à distribuição de senhas, segundo a prefeitura, elas ocorrem para organização interna dos atendimentos, ou seja, é realizada a triagem para conferência de documentos e consulta aos sistemas: "não permanecendo nenhum usuário sem atendimento".

Além disso, a SAS disse possuir uma Central do Cadastro Único, localizada na região central, responsável por atender às famílias de todo município e destacou que a demanda de Cadastro é realmente crescente e a SAS tem monitorado e realizado ações para supri-la em todos os territórios.

A Secretaria foi indagada pela reportagem sobre as reclamações dos moradores de haver apenas um funcionário atendendo no local e apenas 12 senhas por dia, um número visto como insuficiente, no entanto, não respondeu nosso questionamento.

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