SEBRAE MAIO 2023 2

terça, 28 de maio de 2024

Busca

terça, 28 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

18/04/2024 07:00

Na luta pelo transplante de rins e pâncreas, jovem de Campo Grande busca ajuda em São Paulo

Complicações por conta da diabete paralisaram os rins, pâncreas e jovem ainda precisa tirar o útero por conta de anemia severa

Aos 33 anos, Ana Paula Santana Portilho enfrenta uma série de desafios desde que foi diagnosticada com diabete aos 24 anos, em Campo Grande. Em 9 anos de tratamento, ela viu rins perderem as funções, a necessidade de um novo pâncreas e ainda a retirada do útero por anemia severa.

Ana Paula seria uma sobrevivente? Com diabete, a jovem pegou COVID-19 quatro vezes, viu sua vida por um fio em várias situações e não para de enfrentar desafios.

Por conta da doença, a vendedora desenvolveu feridas nos pés que resultaram em uma infecção generalizada.

"Foi no final de 2021, uma ferida no pé esquerdo me levou a uma internação devido à má cicatrização e a descoberta de que seus rins estavam funcionando apenas em 25% de sua capacidade", lembra.

A situação piorou ao longo de 2022, quando sua função renal diminuiu para apenas 17%. Em 2023, uma infecção em seu pé direito exacerbou seus problemas renais, resultando na necessidade de hemodiálise, em novembro daquele ano.

"O tratamento de hemodiálise trouxe problemas como trombose. Precisei fazer uma cirurgia de emergência no braço, pois utiliza um cateter profundo para o tratamento", conta.

Diante de tanta dificuldade, Ana Paula enfrentou ainda problemas como uma hemorragia causada pela anemia que exigiu a retirada do útero. Atualmente, ela está afastada do trabalho e recebe um auxílio do INSS no valor de R$ 1,5 mil. No entanto, os gastos mensais com medicamentos já consomem cerca de R$ 1 mil.

Mãe solteira e responsável por seu filho de 8 anos, Ana Paula recebeu a orientação de seu médico para entrar na fila de doação de rins em São Paulo. Segundo o médico, lá ela tem uma chance maior de conseguir um doador mais rapidamente do que em Mato Grosso do Sul.

Para poder viajar, fazer o cadastro e os exames necessários para entrar na fila em São Paulo, Ana Paula lançou uma vaquinha online. Ela busca ajuda para custear passagens, exames e hospedagem durante sua estadia na cidade.

"Ainda preciso de uma cirurgia de pâncreas. Meu médico foi sincero ao dizer que preciso fazer quanto antes, evitando problemas ainda mais sérios, além de todos esses que já tenho", desabafa Ana Paula.

Quem desejar ajudar Ana Paula em sua jornada pode contribuir através do link da vaquinha online.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
JARDIM VERANEIO MAIO E JUNHO DE 2024