Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Campo Grande

'Na UPA é só por Deus', desabafa neta de idosa com pneumonia à espera de vaga em hospital

Ela destaca que unidade de pronto atendimento não tem estrutura para 'internar' pacientes

14 fevereiro 2019 - 15h12Por Thiago de Souza

Neta que acompanha a avó com pneumonia, na UPA Leblon, denuncia descaso da saúde pública em Campo Grande. Ela desabafa que a idosa teve de aguardar muito tempo para ter um diagnóstico preciso e agora espera por vaga em algum hospital. Destaca que a unidade em questão não tem estrutura para abrigar pessoas por muito tempo, principalmente os mais velhos.

No relato, na página Aonde Não Ir em Campo Grande, a denunciante diz que chegou à unidade por volta das 8h15, com a avó dela ''muito ruim''.

''A médica só apareceu as 17h para falar que os exames que ela tinha feito no Proncor não indicavam pneumonia. O médico da noite chegou e confirmou a pneumonia'', relatou. A jovem diz que se o pedido por hospital fosse feito desde que chegaram a UPA, talvez já tivessem conseguido um leito.

''Agora minha avó está muitoooo pior, num ar condicionado gelado que nem estou aguentando. E seja o que Deus quiser, porque aqui é só por Deus mesmo!!! Parece que por ser idoso eles fazem mais pouco caso, isso muito triste e humilhante!!'', desabafou.

Sobre a ''estadia'' na UPA, a jovem diz que é preciso que ela e a mãe revezem uma cadeira ''horrível'', indo e vindo com alimentos, lençol. Ela destacou que precisa levar até produtos de higiene básica, como papel higiênico e até água.

Apesar do transtorno, a jovem destacou que a dificuldade não é tanta para ela e a mãe, mas ''imagina quem está sozinho aqui''.  

''Hoje choro por não ter condições financeiras de ter um plano de saúde para nós, porque sei que quando as pessoas chegam neste estágio,  as chances de um atendimento descente no sus são mínimas e a arrogância da maioria dos funcionários é grande'', concluiu a denunciante.

No entanto, na seção de comentários do post, ela destacou que funcionários a ajudaram e prestaram um bom atendimento no local, mas que ainda aguarda vaga.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Saúde, a Sesau, disse que não há vaga para transferência da idosa nos hospitais Universitário, Regional e Santa Casa.

''Porém, a paciente deve passar por uma nova avaliação médica e será solicitada prioridade. A SESAU está tomando todas as condutas para garantir que o procedimento tenha maior celeridade. É preciso reforçar ainda que a paciente está recebendo toda a assistência necessária na unidade, sendo assistida pela equipe de médicos e enfermeiros''.