Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Campo Grande

O que os idosos fazem no centro? Pagar contas e enfrentar filas de banco estão entre as situações

Eles dizem que não têm medo do novo coronavírus; uns tomam alguns cuidados enquanto outros deixam a ‘deus dará’ mesmo

26 abril 2020 - 18h10Por Rayani Santa Cruz e Willian Leite

Desde a abertura de parte do comércio e rede bancária no centro de Campo Grande, o que mais se vê nas ruas são idosos e familiares. Eles enfrentam filas enormes para receber dinheiro e pagar contas, mesmo que atualmente não exista a necessidade de sair de casa para tal fim.

Sem medo de contágio pelo novo coronavírus, a maioria que faz parte do grupo de risco enfrenta o perigo. A equipe de reportagem do TopMídiaNews entrevistou três famílias e questionou sobre os cuidados e necessidade de ir ao centro. As justificativas são praticamente as mesmas. 

O aposentado Mario Berto da Silva, 73 anos, foi à Santa Casa fazer uma biopsia junto à esposa e a filha e aproveitou para passar no centro, ir ao banco e sacar a aposentadoria para pagar contas. 

A filha do idoso, a copeira Margareth da Silva, de 52 anos, disse que a família está tomando todos os cuidados e eles foram levados de carro pelo filho dela. Os três estavam com máscaras e luvas, e ela afirmou que o trio faz uso de álcool em gel o tempo todo. O produto é carregado na bolsa.

(Margareth e o pai Mario. Foto: Willian Leite)

Questionados sobre os motivos de não pagar as contas através de aplicativos, a copeira disse que a mãe de 85 anos não aceita fazer uso de cartões ou tecnologia via celular. 

“Pra ela, o dinheiro tem que estar na mão para pagar. Ela prefere ficar na fila, é uma questão pessoal”, disse.

Máscara improvisada

A segunda idosa a ser entrevistada foi a aposentada Neusa do Santos, de 65 anos. Ela, que enfrentou grande fila, afirmou que foi pagar um carnê em uma loja. Indagada sobre os motivos de não pedir a outro parente mais novo ou usar recursos tecnológicos, ela justificou como os outros. 

(Neusa improvisou a máscara. Foto: Willian Leite)

“Eu não gosto de pedir nada para ninguém, prefiro vir sozinha e pagar. Mas, já estou indo embora pra casa”.

Neusa fez uma máscara cortando uma camiseta velha. Sobre o improviso, ela explicou que a ida à loja seria rápida e não teria problema.

Fé e Política

A terceira e última família a ser entrevista foi um pouco mais arisca com a reportagem e respondeu com certa hostilidade. 
João Batista Nunes foi receber um benefício do INSS e aproveitou para levar a família toda para o centro. Ele estava com a mulher, filho e nora, todos sem máscaras, luvas ou álcool em gel. 

“Eu acredito em Deus”, disse João. Já o filho dele, que não quis se identificar, não gostou de ser questionado e afirmou que não acredita na doença.

“Isso é tudo politicagem, eu não acredito. Você, por um acaso, é fiscal?”, disse. 

(João Batista Nunes e a esposa não acreditam no vírus. Foto: Willian Leite)