Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Campo Grande

Ônibus de vacinação da Cruz Vermelha chega a Campo Grande

Equipes vão auxiliar na vacinação contra a covid-19 na Capital

20 janeiro 2022 - 11h30Por Rayani Santa Cruz

Visando ampliar o acesso da população aos imunizantes contra a Covid-19, um dos dois ônibus da vacinação da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) chega a Campo Grande, nesta quinta-feira (20), para atuação em conjunto com a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde).

O ônibus cedido pela Mercedes-Benz Brasil e transformado com financiamento da Câmara Brasil-Alemanha de Comércio e Banco Alemão, pretende realizar a busca ativa de pessoas que ainda não tomaram a vacina em áreas vulneráveis da capital.

O ônibus deve permanecer em Campo Grande de 20 de janeiro a 05 de março, em trajeto pelas sete regiões da capital.

400 por dia

A unidade móvel, que tem capacidade para atender 400 pessoas por dia, já percorreu diversas cidades do Brasil e foi adaptada em torno dos imunizantes, contando com três salas de vacinação, refrigeração, pias, álcool em gel 70% e cortinas hospitalares. Em média, mais de Mais de 44 mil pessoas já foram atendidas pela ação em território nacional.

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a iniciativa irá contribuir para reforçar a vacinação no município e ampliar o acesso da população.

"É uma parceria importante, que certamente irá contribuir para ampliar ainda mais a nossa cobertura vacinal e facilitar o acesso da população à vacina, assim como acontece já com as nossas ações itinerantes. O resultado com certeza será positivo", comenta. Atualmente, Campo Grande conta com mais de 40 pontos de vacinação espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos do Município. 

A primeira região a ser atendida é o Anhanduizinho:

a) Bairro Paulo Coelho Machado: Escola Ana Lúcia de Oliveira Batista - Rua Perciliano Barbosa Ferreira, 540 > de 20 a 21 de Janeiro, das 8h às 16h;

b) Bairro Cidade de Deus: Oficina Sr. Lindomar - Rua Luiz Antônio Dodero, 225 > de 22 a 23 de Janeiro, das 8h às 16h;

c) Bairro Los Angeles: Mercado São José - Rua Eng. Paulo Frontim, 422 > de 24 a 25 de Janeiro, das 8h às 16h.

De acordo com  José Ramires, Gerente de Operações da CVBMS o ônibus chega num momento delicado com a nova onda de covid-19 e influenza H3N2 que incide sobre Campo Grande.

"Desde o primeiro momento a CVB se colocou a disposição das autoridades para orientar a população e ajudar da melhor forma possível, pois somos uma força auxiliar do poder público, especialmente no que tange os serviços de saúde. Nossa instituição é formada por voluntários que apoiam em todo Brasil os esforços coletivos de enfrentamento à pandemia. Então trabalharemos para que as pessoas que nos procurarem sintam-se acolhidas e satisfeitas com atendimento que vamos prestar, pois somente com a maior parte da população toda imunizada, tendo recebido o ciclo vacinal completo, é que poderemos sair deste estado de emergência." 

Documentos necessários

Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar documento com foto (RG ou CNH), bem como o comprovante de vacinação, para o caso da aplicação das doses de reforço.


Cronograma do Ônibus da Vacina (por região)

Anhanduizinho > de 20 a 25 de janeiro;
Bandeira > de 26 a 31 de janeiro;
Imbirussu > de 01 a 06 de fevereiro;
Lagoa > de 07 a 12 de fevereiro;
Prosa > de 13 a 18 de fevereiro;
Segredo > de 19 a 24 de fevereiro.