A+ A-

quarta, 01 de maio de 2024

Busca

quarta, 01 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

26/08/2020 17:00

A+ A-

Pastor faz campanha para que população não use máscara e espalha fake news; assista

Pastor, que é pré-candidato a vereador, postou vídeo na página do Facebook e disse que gás carbônico faria mal a saúde

O pastor Davi Godoy, pré-candidato a vereador pelo partido Republicanos, publicou vídeo na página do Facebook orientando a população campo-grandense para que não faça a utilização da máscara.

Ele também citou a fake news de que o item não deixa o gás carbônico expelido pelos pulmões saírem, causando danos a saúde, o que já foi desmentido pelo Ministério da Saúde há um mês.

O item de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus é recomendado pela Organização Mundial de Saúde e por autoridades do ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde.

“Estou aqui na Afonso Pena com a Ernesto Geisel. Eu entrei de máscara tá, mas porquê eu entrei de máscara? Pra falar pra você que a maioria das pessoas está andando de máscara, tá. Gente, não precisa andar na rua de máscara. Não tem necessidade, o vírus não pega pelo ar. Só pega através de contato, saliva e contato manual como abraço”, diz o pastor, que ao que tudo indica não tem formação alguma na área da saúde.

“Se você estiver andando de máscara, esse ar que era pra ser jogado fora e que se chama gás carbônico, você vai tá colocando ele de volta. E isso vai te fazer mal”, disse Godoy.

Há alguns dias, um vídeo parecido surgiu no RJ, e conforme reportagem do G1 (clique aqui para saber mais), o Ministério da Saúde rebate enfaticamente todo o conteúdo. Esclarece que “não há embasamento técnico-científico na afirmação que tem circulado nas redes sociais de que ‘ao usar máscara, a pessoa respira gás carbônico e acaba acidificando o sangue, fazendo do corpo um lugar ideal para o vírus’". "As máscaras apresentam poros que permitem a realização das trocas gasosas”, diz o órgão.

A publicação do pastor teve diversas críticas sobre o desserviço, mas houve quem concordasse. 

Veja o vídeo: 

O que diz o pastor

Questionado sobre os motivos de divulgar fake news em relação ao uso de máscara, gás carbônico e entrar em confronto com o próprio Ministério da Saúde, Godoy disse que a intenção é “apenas orientar o cidadão, de que não existe proibição de andar sem a máscara”. 

“Eu não entro em confronto com Ministério da Saúde, apenas oriento que não há decreto que proíba as pessoas não usarem máscaras nas ruas. O meu post se refere em ter um decreto de proibição ou não, e isso não é fake. Só para acrescentar: meu objetivo dentro do contexto é orientar que não há proibição, deixando assim a escolha livre do cidadão.  Falei sobre o gás carbônico embasado em algumas notícias que circularam no decorrer da pandemia, mas não sei informar onde é nem quando, pois fomos cercados de informações e algumas, por sua vez, sem sustentação. Já são mais de 5 meses de pandemia né. Porém, quero deixar claro que meu post embasa em ter um decreto ou não e isso não é fake news”, disse Godoy.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias