Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Campo Grande

Com médicos em falta na UBSF Mário Covas, população se desdobra para conseguir atendimento

Os moradores afirmam que estão há cinco meses sem atendimento de clínico geral e dentista

27 março 2019 - 07h00Por Dany Nascimento

Revoltada com a falta de médico na unidade de saúde da família Wagner Jorge Bortotto Garcia, do bairro Mário Covas, em Campo Grande, Thais Alves Lopes, 25 anos, afirma que a população da região está desamparada e precisa se deslocar até o bairro Universitário para buscar atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde).

Thais explica que procura atendimento de clínico geral para a mãe há cinco meses, mas não consegue. “Minha mãe tem mal de Parkinson, pressão alta, tem vários problemas de saúde. Ela está com 69 anos, precisa de atendimento médico, mas não consigo. Já tentei marcar, mas me disseram que um dos médicos fez uma cirurgia, está de licença e apenas uma está atendendo, mas não tem vaga”.

Segundo Thais, a idosa precisa de atendimento com urgência, mas no que depender da saúde pública, só será atendida no mês de maio. “Eu consegui marcar no bairro Universitário para o dia 6 de maio. Vou ter que pedir um motorista de aplicativo para levar porque minha mãe anda com muita dificuldade. Eu deixei marcado, mas claro que se tivesse vaga perto de casa seria melhor para ela, que vai ter que ir para consulta com toda dificuldade do mundo”.

Conforme a jovem, a médica que está prestando atendimento na região onde mora está sobrecarregada. “Ela está atendendo muita gente, não tem mais vaga, ficamos assim, tentando ir para outro bairro. Cheguei a pedir um encaixe para a minha mãe, mas também não foi feito”.

Prefeitura

O TopMídiaNews entrou em contato coma a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), que informou que a “UBSF Mário Covas atende a região, que é dividida em três áreas, sendo um médico responsável por cada uma. Os familiares da paciente podem procurar a equipe de enfermagem para que seja agendada a consulta com o profissional médico. A Sesau tem convocado médicos para atuarem nas unidades de saúde e a UBSF Mário Covas está no cronograma para que sejam lotados profissionais para ocupar as vagas existente”.

Quanto aos questionamentos sobre apenas uma profissional estar atuando no local, a Secretaria não concedeu informações sobre está situação.