TCE 27/10 a 29/10
Menu
quinta, 28 de outubro de 2021 Campo Grande/MS
Campo Grande

Eleição para Conselho Tutelar tem 8 candidatos por vaga e rende até memes em Campo Grande

Até santinhos de candidatos são distribuídos em churrascaria

29 setembro 2019 - 07h00Por Thiago de Souza

Votação que vai escolher os novos conselheiros tutelares em Campo Grande acontece dia 6 de outubro deste ano. São 224 candidatos que disputam 25 cadeiras, ou seja, concorrência de 8,96 candidatos por vaga. A eleição terá 60 locais de votação e já rendeu até memes nas redes sociais.

O processo eleitoral é organizado pela Secretaria de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e contará com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.  

O presidente do CMDCA, Celso José Santos, destacou que é fundamental que a sociedade tenha conhecimento da relevância do Conselho Tutelar e participe da eleição.

''O voto é facultativo, mas é importante a ampla participação de todos na escolha dos conselheiros, que terão atribuições e competências para promover, defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados ou violados. Esses direitos são assegurados pela Constituição Federal, pelo ECA e demais leis infraconstitucionais'', explicou.

Disputa

A disputa por uma das cadeiras no Conselho Tutelar lembra uma eleição comum para cargos políticos. Apoiador de uma candidata que tenta a reeleição distribuía santinhos da profissional em uma churrascaria, em uma área nobre da Capital.

Nas redes sociais, várias postagens abordaram o assunto, tanto pelo lado sério que a eleição merece quanto no quesito memes. Em pelo menos três publicações, internautas tiraram sarro da forma com que alguns candidatos se portam às vésperas do pleito.

''Se está ruim para você, imagine para quem nunca te olhou na cara e  agora tá pedindo voto para conselheiro tutelar?''.

Quem pode votar?

Estão habilitados a votar para conselheiro tutelar qualquer eleitor do município, acima de 16 anos, que esteja em dia com as obrigações eleitorais. A comissão responsável pelo processo de escolha providenciou, junto ao Tribunal Regional Eleitoral, os cadernos com listagem dos eleitores para trinta sessões distribuídas nas nove regiões do município, assim como as urnas físicas.

Leia Também

Agora vai? Tempo fecha a cara em Campo Grande e anuncia novo temporal
Campo Grande
Agora vai? Tempo fecha a cara em Campo Grande e anuncia novo temporal
Lula segue líder e vence Bolsonaro no 1º e 2º turnos, diz PoderData
Política
Lula segue líder e vence Bolsonaro no 1º e 2º turnos, diz PoderData
Ônibus acerta carro e deixa idoso ferido em Chapadão do Sul
Interior
Ônibus acerta carro e deixa idoso ferido em Chapadão do Sul
Mãe descobre troca de bebês em maternidade e se diz 'feliz e arrasada'
Geral
Mãe descobre troca de bebês em maternidade e se diz 'feliz e arrasada'