Menu
segunda, 30 de novembro de 2020
Cidade Morena

Idealizador de projetos com livros e gibis sonha em criar kombi da leitura na Capital

Ronilço é dono do projeto Gibiteca, Gibicicleta e criou bibliotecas em terminais de ônibus

10 março 2019 - 11h30Por Dany Nascimento

Fazer bem ao próximo: uma vontade que só cresce no coração de Ronilço Guerreiro. Ele é dono da gibiteca, gibibicicleta e agora sonha em comprar uma Kombi para continuar incentivando a leitura nos bairros de Campo Grande. Ele destaca que ganha apoio de amigos na hora de criar projetos e ressalta que o sorriso de gratidão que ganha faz a diferença no seu dia a dia.

“Eu sempre fui apaixonado por leitura, sempre quis levar a leitura para as pessoas e parto do princípio de que livro parado não conta estória. Temos a Gibiteca, que a prefeitura ajuda com uma professora lá para atender quem procura. Tenho a gibicicleta, ganhei ela do Fábio Porchat quando participai de um programa na Rede Globo. Ele gostou das minhas ideias e decidiu apoiar. Agora, eu sonho em ter uma Kombi para continuar levando leitura pela cidade”, diz Ronilço.

Ele lançou uma vaquinha virtual com a ideia, pedindo apoio da população e arrecadou R$ 3 mil. “Eu consegui esse dinheiro, mas decidi que vou financiar uma Kombi no meu nome e usar esse dinheiro para adesivar ela, arrumar para funcionar e vou pagando. Eu sempre dou um jeito, o importante é não ficar parado e continuar levando cultura para as pessoas. Os jovens precisam de cultura, porque se não a violência acaba se tornando um espetáculo. Tem uma amiga minha da feira central, a Patrícia, que me ajuda pagando a conta de luz da Gibiteca. A Greice paga o telefone”.

Ao relembrar os ‘obrigados’ que já ouviu, diante dos projetos que cria, Ronilço se emociona. “É muito bom ouvir as pessoas agradecendo. Uma vez, eu comecei a pedir doação de bíblias para colocar nas bibliotecas dos terminais de ônibus, porque temos uma estante nos terminais também. Uma senhora que não sabia ler, foi lá e gostou de uma bíblia colorida. Ela levou a bíblia para casa, foi na escola, se matriculou no Eja e aprendeu a ler porque queria muito ler aquela bíblia. São coisas que me incentivam ainda mais. Uma vez estava no terminal e passou três rapazes, ouvi um deles dizendo que tirou nove na prova de química porque tinha lido um livro da estante”.

Para quem gosta de vida virtual, Ronilço também é dono de um site que disponibiliza mais de 25 mil gibis. “Temos o site da gibiteca também para quem gosta de ler no computador, tem vários gibis. Precisamos aproveitar a vida, viver um dia de cada vez com a maior intensidade possível, precisamos de investimentos em cultura e educação para ter um país melhor”.

Gostou da iniciativa de Ronilço e quer fazer parte desta ação? Basta entrar em contato com ele através do telefone (67) 9 9996-5748.

Leia Também

Adolescente de 17 anos morre em batida entre motos em assentamento de Nova Andradina
Interior
Adolescente de 17 anos morre em batida entre motos em assentamento de Nova Andradina
Sebastião Melo vence comunista Manuela D’ávila em Porto Alegre
Geral
Sebastião Melo vence comunista Manuela D’ávila em Porto Alegre
Bruno Covas derrota Guilherme Boulos com diferença de quase 20% em SP
Geral
Bruno Covas derrota Guilherme Boulos com diferença de quase 20% em SP
Disputa pela presidência da Câmara de Campo Grande já tem três nomes
Política
Disputa pela presidência da Câmara de Campo Grande já tem três nomes