A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

13/03/2019 09:27

A+ A-

VÍDEO: criança volta a andar após um ano sem movimentos e batalha contra síndrome de Guillain-Barré

A criança luta para recuperar os movimentos desde o ano passado, após ser internado em estado grave

Samuel Scariot, 11 anos, diagnosticado com síndrome de Guillain-Barré, voltou a andar na manhã de ontem (12), no Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Campo Grande (CER/APAE). Ele foi diagnosticado com a síndrome há 10 meses, após ser levado em estado grave para a Santa Casa de Campo Grande.

Segundo a mãe de Samuel, Elecir Scariot, a criança chegou no hospital com visão e fala comprometida e teria perdido todos os movimentos do corpo.  O primeiro sintoma que o menino sentiu foi dormência nas mãos e, no outro dia, perdeu todos os movimentos.  

A mãe foi informada que o estado do filho era grave e raro. Samuel ficou internado 41 dias e perdeu 12 quilos, dando início a uma batalha para recuperar os movimentos. 

Conforme a fisioterapeuta Sarita Baltuilhe, supervisora do setor de Fisioterapia Pediátrica do CER/APAE, Samuel recebeu triagem inicial do SISREG (Sistema de Centrais de Regulação) em julho de 2018, com um quadro motor de tetraparesia (déficit de força muscular dos membros e tronco), força muscular grau 3 em membros superiores e força muscular grau 2 em membros inferiores, dor intensa ao mobilizar membros inferiores e passou a utilizar cadeira de rodas para locomoção.

Durante acompanhamento da equipe de Reabilitação Multiprofissional do CER/APAE, Samuel emocionou a equipe ao dar os primeiros passos. “Defino o dia de hoje como gratificante. A síndrome deixou o Samuel muito fragilizado, mas, com a reabilitação e medicação, os movimentos estão voltando, e o paciente está feliz e confiante em poder voltar a andar”, disse a fisioterapeuta Daniela Araújo, que acompanhou o paciente durante esse momento.

A mãe da criança afirma que os médicos não souberam diagnosticar a causa da síndrome. “Surpreendente como tudo surgiu da noite para o dia. Enfrentei e enfrento tudo isso com muita luta e batalha, cuido do Samuel sozinha. Deixei meu emprego, mas graças a Deus e aos profissionais da APAE, meu filho a cada dia tem uma evolução, ele é um milagre e estou muito feliz e ainda mais confiante, o Samuel voltará a realizar as atividades normais, eu acredito”.

Guillain-Barré

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença neurológica autoimune em que o sistema nervoso é atacado pelo próprio sistema imunológico do organismo. Esse ataque provoca lesão na estrutura que recobre os nervos, o que provoca fraqueza muscular progressiva e paralisia. Se afetar os músculos respiratórios, o quadro pode ser fatal.

Tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de tratamento para a síndrome de Guillain-Barré, incluindo procedimentos, diagnósticos clínicos, de reabilitação e medicamentos. O Brasil conta hoje com 136 Centros Especializados em Reabilitação, que atendem pacientes pela rede pública de saúde, sendo o CER/APAE de Campo Grande, um deles.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias