Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Cidades

Bandeira vermelha deixa conta de luz mais cara no mês de junho

Aumento tem como reflexo a seca nas principais bacias hidrográficas do país

29 maio 2021 - 07h40Por Vinicius Costa

A bandeira vermelha estampará as contas de energia dos sul-mato-grossenses no próximo mês de junho. Na noite desta sexta-feira (28), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) explicou que o novo patamar escolhido, o nível 2, tem como reflexo a seca nas principais bacias hidrográficas do país.

De acordo com a nota publicada no site da Aneel, "maio foi o primeiro mês da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), registrando condições hidrológicas desfavoráveis".

Com isso, a tendência é que o mês de junho inicie com os principais reservatórios em níveis mais baixos registrados para essa época. Ainda na sexta, o SNM (Sistema Nacional de Meteorologia) lançou comunicado de emergência referindo-se ao baixo registro de chuvas neste ano em todo o país que pode levar a alguns estados, incluindo Mato Grosso do Sul, a sofrerem apagões.

Assim, o custo de cada 100kWh consumido terá o custo de R$ 6,243. A tarifa sofre, então, um acréscimo de R$ 0,06243 para cada quilowatt-hora kWh consumido, fazendo com que as contas de luz fiquem mais caras.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel e sinaliza o custo real da energia gerada. Segundo a agência, a as cores verde, amarelo e vermelho (nos patamares 1 e 2) indicam ao consumidor se a energia custará mais ou menos em função do custo da geração e possibilitará que ele tome medidas para economizar no consumo ou efetuar um consumo mais consciente.

Em seu site, a Aneel dá dicas de como economizar energia.