PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

há 3 anos

A+ A-

Bióloga faz alerta: escorpião pequeno tem mais veneno para injetar

No Mato Grosso do Sul existem 16 espécies diferentes deste animal

Existem milhares das duas espécies mais venenosas de escorpiões em Campo Grande e uma picada desse bicho pode matar uma pessoa. 

De acordo com a bióloga Klaudia Bitencourt, 41 anos, Mestre em Meio Ambiente, as espécies Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião marrom) são conhecidas por serem causadoras de acidentes graves em seres humanos.

“Dados do Ministério da Saúde mostram que os acidentes com escorpião aumentam a cada ano e já são mais de 100 mil em todo o País.  Quando chega a época do calor e do tempo seco, esses animais começam a sair de seus esconderijos a noite e ocorrem os acidentes com animais domésticos e seres humanos. Muitas pessoas insistem em dizer que escorpião é inseto, mas a grande verdade é que eles são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma das aranhas”, explica Klaudia. 

Questionada sobre veneno para a espécie, Klaudia faz um alerta e diz que não é recomendado jogar veneno em cima de escorpiões. 

“Nunca se deve jogar nenhum tipo de veneno no escorpião, porque além de não existir veneno contra escorpião, se jogar veneno em um escorpião, vai estimular a reprodução dele. E justamente a espécie mais perigosa se reproduz por partenogênese, ou seja, a fêmea se reproduz sozinha, sem a necessidade de um macho. Então se você jogar veneno, vai fazer o escorpião se reproduzir e aumentar a quantidade”, destaca a profissional. 

A bióloga afirma que caso uma pessoa seja picada por um escorpião, deve procurar atendimento médico com urgência. 

“No caso de picada de escorpião, nunca faça torniquete e procure atendimento médico imediatamente e, se possível, levando junto o escorpião morto, dentro de um pote fechado, para reconhecimento da espécie para que os profissionais de saúde possam administrar o medicamento mais indicado. Na verdade, como não existe veneno pra eles, temos que manter afastado o alimento preferido do escorpião, que é a barata”, diz Bitencourt. 

E para quem acha que o escorpião maior é o mais perigoso, errou. “Quanto menor o escorpião, mais veneno ele injeta para se defender. A picada do escorpião causa dor intensa, inchaço, vermelhidão, suor excessivo, palpitação, pode causar choque anafilático e morte. Os acidentes com escorpião são ainda mais perigosos em crianças e idosos e alguns casos pode levar a óbito”;

Segundo Klaudia, o ideal para evitar escorpiões, aranhas-marrons e outros animais peçonhentos é eliminar os chamados 4As: Abrigo, Acesso a este abrigo, Alimento e Água. 

Veja abaixo as dicas para tentar se manter longe da espécie:

* manter o ambiente limpo para evitar baratas, que é o alimento preferido do escorpião.

*  remover entulhos, madeira e todo lugar escuro e úmido onde o escorpião possa se esconder.

*  limpar terrenos baldios, evitar acúmulo de lixo e folhas.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024