TOP MIDIA INSTITUCIONAL
Menu
domingo, 26 de junho de 2022 Campo Grande/MS
GOV ENERGIA ZERO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
Cidades

Córrego das Antas é atingido por lama e águas cristalinas desaparecem

Moradores temem que a degradação seja causada por desmatamento ligado a atividade agropecuária

27 janeiro 2022 - 08h44Por Rayani Santa Cruz

As águas cristalinas do Córrego das Antas, em Piraputanga, distrito de Aquidauana-MS desapareceram em meio a lama. O barro avança junto com a preocupação de moradores, que temem que a causa seja desmatamento ligado à atividade agropecuária.

Conforme o site O Pantaneiro, moradores da região começaram a perceber a água ficando turva em dezembro de 2021, inicialmente uma lama fina que foi se transformando até tomar conta de todo o córrego.

Segundo um empresário da região, Jorcelino Rosa da Cunha, 53 anos, em outros períodos chuvosos, a água ficava turva, mas o córrego logo voltava a ser cristalino.

“Há uma lenda que em cima da serra [Serra de Maracaju] foi preparada uma grande área para cultivo de soja ou para plantação de eucalipto”, disse.

Segundo o empresário, o Instituto Estrada Parque avalia fazer levantamento com drone, porque a área é de difícil acesso, além de ficar numa propriedade particular.

O morador lidera campanha de coleta de assinaturas cobrando resolução para  o turvamento do Córrego das Antas. E já tem apoio de muita gente da comunidade.

Jorcelino emplacou a campanha também nas redes sociais com a tag #salvemocorregodasantas.