TJMS dezembro
Menu
Busca segunda, 09 de dezembro de 2019
Cidades

CUIDADO: número de pessoas queimadas dispara na Santa Casa de Campo Grande

Um paciente pode ficar internado até 180 dias, dependendo do grau das queimaduras

19 julho 2019 - 17h00Por Nathalia Pelzl

Em Campo Grande, uma das referências no atendimento de pacientes com queimaduras, a Santa Casa  atendeu nos últimos dois meses cerca de 40 pessoas. 

Festividades, como festas juninas e comemorações de final de ano, são comuns acidentes com fogo, seja pelo uso de fogos, fogueiras e até mesmo o álcool usado para acender churrasqueiras e fazer o famoso 'bife na chapa'.

No mês de junho, foram realizados 21 atendimentos de pessoas com queimaduras, destes 10 foram crianças entre 0 a 10 anos por líquido superaquecido.

Atualmente, são 13 pacientes internados nos 16 leitos da unidade, sendo 4 crianças e 9 adultos. Além disto, outras 10 pessoas também passaram pelo setor neste mês de julho, por líquido superaquecido e contato direto com chamas nas criancas e álcool (bife na chapa) nos adultos.

Em média o paciente precisará de tratamento de 30 a 60 dias, dependendo do grau da queimadura. No caso das crianças pode ser que seja necessário um tratamento mais duradouro.

Tipos de queimaduras

Queimadura de Primeiro Grau 

Este tipo de queimadura é superficial, e atinge a primeira camada da pele. Apesar de dolorosa, é curada em poucos dias.

Queimadura de Segundo Grau 

Este tipo é mais profundo e pode causar bolhas (que não deve ser estourada) e dor, a cicatrização é mais lenta, podendo chegar há quatro semanas.

Queimadura de Terceiro Grau 

Mais profunda, este tipo de queimadura pode ser esbranquiçado, pode atingir até tecido adiposo e músculos. Neste caso, a dor é inexistente justamente devido a danificação das terminações nervosas. Além disto,

Queimadura de Quarto Grau 

As queimaduras 4º grau ocorrem em situações de acidentes com incêndio e explosões, podendo atingir a epiderme, derme, tecido adiposo, músculo, tendões e osso, podendo levar a vítima a amputação.