A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

05/10/2019 15:15

A+ A-

Em MS, 206 pessoas estão na fila para transplantes de córnea; taxa de doadores ainda é baixa

Mais de 2,8 mil transplantes foram realizados em 20 anos no Estado

Atualmente, 206 pessoas estão na fila de espera para transplantes de córnea em Mato Grosso do Sul. A informação é da Central Estadual de Transplantes do estado, que já tem 20 anos de existência e realizou mais de 3.500 transplantes.

Desde agosto de 1999, foram realizados 2.873 transplantes de córnea. Em 2019, segundo a coordenadora do CET, Claire Miozzo, foram realizados 130 transplantes neste segmento, até o mês de setembro.

Ela destaca que doar é um ato do amor, sendo preciso que o interessado comunique a família da sua vontade.

“O que falta é o interessado dizer para família que tem interesse em ser doador. Não precisa deixar documento, você só precisa deixar a família ciente. A  negativa das famílias durante entrevista para doação de órgãos chega a 55%. E, na maior parte, a família alega não conhecer a vontade da pessoa falecida”, diz.

Ela aponta que, por isso, ainda existe uma fila de pessoas esperando pelo transplante, já que o número de doadores não é o ideal. “Você depende de uma família fazer a doação para poder transplantar, se a gente tem córnea suficiente, a gente faz tanto o transplante quanto a oferta”.

Os procedimentos médicos de captação e transplantes são realizados nas cidades de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Em Campo Grande, os procedimentos são realizados na Santa Casa e no Hospital São Julião.

Órgãos captados em MS já foram destinados para as cinco regiões do Brasil, sendo elas Rio Grande do Sul, Acre, Distrito Federal, São Paulo.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024