A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

09/08/2019 10:51

A+ A-

Fábio Trad apresenta projeto que incentiva contratação de transplantados

Por desinformação e preconceito do mercado, índice de desemprego entre esse público chega a 80%

Entre 70% a 80% da população de pessoas transplantadas no Brasil está desempregada por motivos nem sempre relacionados à falta de condições clínicas. Em outras palavras, uma boa parcela dos 288 mil brasileiros submetidos a transplantes de órgãos sólidos, córnea ou medula encontra-se alijada do mercado de trabalho por discriminação ao histórico médico.

Os dados foram levantados a partir do cadastro da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx) e, num país com mais de 13 milhões de desempregados, ganham contornos ainda mais dramáticos. Por esse motivo, nesta semana o deputado federal Fábio Trad protocolou na Câmara um projeto (PL 4250/19), que altera a redação do artigo 93 da Lei no 8213, de 24 de julho de 1991, e determina que empresas com 100 ou mais empregados sejam obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência ou transplantadas, habilitadas.

“As pessoas submetidas a transplante precisam se afastar de sua atividade laboral e do convívio social enquanto aguardam o transplante e, claro, durante o período de recuperação após o procedimento cirúrgico. No entanto, em muitos casos sentem-se aptas a voltar a todas as suas atividades, o que inclusive aumenta a autoestima e contribui
para sua recuperação”, explicou o deputado Fábio Trad, que destacou a importância da ABTx na apresentação da proposta. “Esse projeto é uma forma justa de regular e humanizar o livre mercado no Brasil”, acrescentou.

O texto foi apresentado em recente reunião no gabinete do parlamentar em Brasília, que contou com as presenças do presidente da ABTx, Edson Arakaki; da secretária executiva, Maria José; e do professor Carlão, diretor regional (Centro-Oeste) da ABTx.

“É muito importante destacar e ressaltar a disponibilidade do deputado Fábio Trad em receber a ABTx nessa pauta que visa exatamente a inclusão do transplantado, que não quer ser tratado como um incapaz de exercer sua função, mas sim um cidadão”, ressaltou o professor Carlão, que venceu a aplasia medular com um transplante há cerca de 2 anos e 9 meses.

“Por isso enaltecemos e colocamos o deputado Fábio Trad como o porta-voz, o interlocutor dos transplantados da ABTx nessa causa brasileira”.

Números - De acordo com os CETs - Centrais Estaduais de Transplantes/REDOME, de 2001 até 2017, foram realizados no Brasil 360.012 transplantes de órgãos sólidos, córnea e medula.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias