A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

01/07/2021 17:15

A+ A-

Geração de empregos permanece no azul no mês de maio em MS

O estado teve 4.327 novas vagas disponibilizadas com setor de serviços liderando estatísticas; último mês com índices negativos foi dezembro do ano passado

A geração de empregos formais em Mato Grosso do Sul permaneceu em superavit no mês de maio deste ano, mesmo no cenário pandêmico causado pela covid-19. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (1°) pelo Ministério da Economia, que deu ênfase para as vagas geradas no setor de serviços.

Ao todo, o estado sul-mato-grossense teve 4.327 novas vagas disponibilizadas, saldo que corresponde a geração de contratados e demitidos.

O setor de serviços é quem disparou nesse quesito, onde liderou com sobras o ranking apresentando 1.597 vagas de empregos em Mato Grosso do Sul, no mês de maio. Logo na sequência quem aparece é o setor da indústria que forneceu 1.097 novas vagas de emprego.

Pelo lado do comércio, o balanço parece ter sido bem favorável também. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram abertas 1.091 vagas de emprego, enquanto na construção civil o número foi de 590 novas vagas.

Se por um lado houve comemoração, no outro há lamentação. O setor da agropecuária apresentou resultado negativo com -48 vagas e sem acréscimo de oportunidades.

Segundo o balanço, MS teve 21.993 admissões e 17.666 demissões no mercado formal de trabalho. O número é o quinto resultado positivo do indicador, que registrou em dezembro do ano passado o último mês com queda, tendo -2.826.

Para efeito de comparação, em maio do ano passado, o número de vagas abertas foram de 2.830. “O saldo positivo, com o destaque para o setor de serviços, aponta para recuperação da economia de Mato Grosso do Sul. O ano de 2021 está mantendo resultados favoráveis e a geração de emprego e renda é essencial para a economia e as pessoas”, observa a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Oliveira.  

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024