A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

22/07/2020 15:34

A+ A-

Governo de MS e prefeitura ampliam atendimento à indígenas com covid-19 no distrito de Taunay

Governador e secretário de Saúde participaram da reunião

Governo de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Aquidauana vão ampliar atendimento médico a indígenas da aldeia do Distrito de Taunay. Diversos casos de covid-19 foram registrados no local. 

Em reunião nesta quarta-feira (22), na governadoria, o governador Reinaldo Azambuja, o prefeito Odilon Ribeiro e o secretário estadual de Saúde de MS, Geraldo Resende, definiram novas estratégias de atendimento para a região.

"O Estado está acompanhando a situação nas aldeias de Aquidauana e dá total apoio para o cuidado com os indígenas. Estamos enviando medicamentos, equipamentos, máscaras e também um médico para o atendimento", destacou o governador Reinaldo Azambuja. 

Além do médico, serão enviados para a cidade um dentista e um técnico de enfermagem. Os três vão dar apoio ao trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Governo Federal, que cuida dos povos originários do Brasil.

A Prefeitura de Aquidauana também vai contribuir com o reforço nos serviços de saúde enviando três médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

"Vamos usar escolas municipais nas aldeias como base para esse atendimento", afirmou o prefeito.
Testagem em massa na população indígena foi outra decisão tomada em conjunto pelo Estado e município. Os exames serão do tipo RT-PCR, considerado padrão ouro pelos profissionais de saúde, pois detecta a presença do vírus ativo no organismo

Mais estrutura

Segundo o secretário Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul enviou uma viatura para ser usada nas aldeias e solicitou ao Ministério da Saúde a estruturação de um hospital de campanha na região para atender a população. 

Ele anunciou que uma barreira sanitária também será instalada no local para prevenir a contaminação do novo coronavírus. "Vamos continuar ajudando todos os municípios, como temos feito, tendo olhar apurado para a questão indígena", falou.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024