Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Cidades

Gripe H3N2 já tirou seis vidas em MS; prevenção é maior arma

Boletim da Secretaria Estadual de Saúde foi atualizado nesta quarta-feira

05 janeiro 2022 - 16h40Por Thiago de Souza

Gripe causada pelo vírus Influenza A H3N2 já matou seis pessoas em Mato Grosso do Sul, nos últimos 15 dias. Vacina e proteção facial são as maiores armas contra a doença. 
As seis mortes foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira (5). Vale lembrar que o subtipo H1N1 é o que mais circula entre a população e tem deixado postos de saúde e hospitais privados e públicos lotados de pacientes. 

Mortes

As primeiras mortes pela nova cepa ocorreram em dezembro. A primeira vítima foi um rapaz de 21 anos, que foi ao CRS Nova Bahia, em 20 de dezembro. Ele chegou a ser transferido para o Hospital Regional, mas não resistiu. 

O segundo óbito foi registrado no dia 28 de dezembro, em Corumbá. A vítima fatal foi uma idosa de 76 anos, internada na Santa Casa local. 

A terceira morte foi de uma moradora de Dourados, de 55 anos. Ela sentiu sintomas no dia 23 de dezembro, foi à UPA no dia 27 e faleceu no dia seguinte. 

A missionária Quésia Chaparro Michalski, 35 anos foi a quarta pessoa a entrar em óbito. Ela teve os sintomas nos últimos dias de 2021 e morreu na noite de domingo (2), na Santa Casa de Campo Grande. 

A quinta morte é de uma idosa de 71 anos, moradora de Dourados. O óbito foi divulgado no dia 4 de janeiro, pela SES. 

A vítima mais recente, a sexta, é de uma idosa de 74 anos, moradora de Corumbá. Ela apresentou sintomas dia 29 de dezembro e foi internada no primeiro dia de 2022 em um hospital local. O óbito ocorreu no domingo, mas a confirmação da doença foi feita nesta quarta-feira. 

A SES destacou que a paciente sofria de hipertensão.