Menu
terça, 18 de maio de 2021
MS CRESCE PELA VIDA 14 a 18/05/2021
Cidades

Em MS, 24,7 mil pessoas perderam prazo da 2° dose da vacina

Janela imunológica da CoronaVac é de até 28 dias e quem perdeu a segunda dose deve se vacinar para completar o ciclo de imunização

14 abril 2021 - 09h03Por Vinicius Costa

Para ficar totalmente imunizado contra a covid-19, as pessoas precisam tomar as duas doses das vacinas, seja CoronaVac ou AstraZeneca. Porém, em Mato Grosso do Sul, pelo menos 24.789 pessoas não tomaram a segunda dose do imunizante e estão pendentes com a vacinação.

Os dados foram apresentados pelo Ministério da Saúde, que detalhou a quantidade de pessoas por estado que perderam a segunda dose. O estado sul-mato-grossense figura com uma das menores taxas e não aparece nem no top 10.

O número é referente as pessoas que tomaram a dose da CoronaVac, que conta com uma janela imunológica de pelo menos 28 dias até a sua segunda dose. Por outro lado, a AstraZeneca possui um sistema de imunologia diferente e com maior prazo de até 84 dias.

Em relação à vacina AstraZeneca, produzida pela FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz) em parceria com a Universidade de Oxford, Mato Grosso do Sul não relatou atrasos com esse imunizante. Cabe ressaltar que a vacinação no estado começou no dia 18 de janeiro.

A coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Francieli Fantinato, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou a importância de tomar as duas doses das vacinas mesmo que as pessoas percam o prazo inicial.

"Destaco aqui que, mesmo que vença o prazo, a recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é que elas completem o esquema. Então, quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias de intervalo da Coronavac, ou aquelas que não conseguiram ir com 84 dias da vacina AstraZeneca, devem comparecer para completar o esquema".

No Brasil, pelo menos 1.514.627 precisam tomar a segunda dose da vacina e o estado com mais déficit de esquecimento é São Paulo com 343.912 pessoas.