A+ A-

segunda, 29 de abril de 2024

Busca

segunda, 29 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

07/07/2021 18:33

A+ A-

Riedel diz que produtividade e sustentabilidade são eixos do agronegócio

Fala ocorreu na celebração de 70 anos do Sindicato Rural de Campo Grande

O secretário de Infraestrutura de MS, Eduardo Riedel, esteve na celebração dos 70 anos do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho, nesta quarta-feira (7). Na ocasião, ele destacou a força do agronegócio. 

A fala do secretário ocorreu durante o debate ‘’A Força do Agro’’. 

“Nós já avançamos muito na questão na infraestrutura. Regiões antes esquecidas, como o Pantanal, hoje além do produtor, da pecuária, ter acesso, há uma janela de oportunidades, de turismo, de contemplação, de outras atividades, e no estado inteiro nós estamos buscando pavimentar, há a manutenção o ano inteiro e a concessão que passou a ser uma realidade no estado. Isso faz a diferença, no conjunto de investimentos para a nossa produção”. 

O secretário de Infraestrutura, que desde 2001 é associado ao sindicato e que já presidiu a Famasul, citou outros caminhos para o desenvolvimento do agro e do Estado. “Os modais fazem ainda parte dessa estratégia, em ferrovia e hidrovia.

O agro é importante na retomada, mas foi ainda mais importante na manutenção da nossa economia durante a pandemia, se nós olharmos o desenvolvimento de MS nos últimos anos, tivemos o PIB positivo o tempo todo enquanto que Brasil não e devemos isso ao agro, toda a cadeia produtiva, da produção a industrialização e dos serviços”.

Para o Governador de MS, Reinaldo Azambuja, o crescimento do Estado passa por decisões políticas e entre elas as medidas em infraestrutura: “Riedel potencializa os investimentos em logística em todos os eixos estratégicos. Temos uma boa notícia: no dia 14 nós saberemos a empresa que vai fazer o eixo da Bioceânica e que vai encurtar o caminho do escoamento das nossas riquezas pelo pacifico, trazendo mais competitividade”. 

O anfitrião e presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho, salientou a importância do setor e dos produtores. “Obrigado a todos, principalmente aos associados, aos produtores e a equipe que faz do sindicato a casa do produtor. Agradeço ao produtor que superando os desafios trabalhar para alimentar o mundo. São geadas, chuvas demais, demarcações, legislações difíceis de serem ajustadas a realidade. Não defendemos direitos individuais e sim a coletividade. São 70 anos de transformação”. 

Para o diretor-tesoureiro e presidente eleito do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, a representatividade rural é o que potencializa o setor. “Eu comecei minha vida sindical aqui, no MNP Jovem, eu fico feliz de estar aqui. Ao Eduardo Riedel tem há muito tempo trabalhado por nosso setor e hoje escuta os sindicatos para ouvir as novas demandas, inclusive o trabalho no Pantanal”.  

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, falou de sua trajetória na liderança sindical e comemorou: “Estou feliz de participar dessa data significativa de 70 anos do SRCG, com tantos amigos. Eu comecei minha vinda sindical na Acrisul, tive outras atividades, mas quando voltei para Mato Grosso Sul, entrei para a Famasul e isso meu deu bagagem para me desenvolver e chegar hoje a posição de Ministra da Agricultura do Brasil. É uma satisfação ver o progresso do nosso estado”. 

Além das autoridades citadas, estiveram presentes, seja em forma virtual ou presencial, o senador Nelson Trad Filho, o deputado estadual Neno Razuk, o diretor-presidente da Iagro, Neno Razuk, o ex-presidente do Sindicato Rural, Ruy Fachini, o também ex-presidente e homenageado, Antonio de Morais: “O senhor é uma inspiração a toda uma geração”, afirmou Riedel ao pioneiro do sindicato. 

Força do Agro

Riedel apresentou um panorama do agro, fatores de desenvolvimento e sustentabilidade rural. “A Embrapa é joia para nossa agropecuária. Quero falar de três eixos – o primeiro é a produtividade, que é um dos grandes problemas do brasil. Parte do nosso sucesso se deve ao aumento de produtividade, segundo a capacidade de produzir elementos de tecnologia e na sequência é a infraestrutura”. 

Riedel falou da recente mais avanço expressivo de diversos setores agropecuários. Sobre o meio ambiente, Riedel falou de três fatores, agua, biodiversidade e balanço de carbono. “No qual o agro tem feito o dever de casa”. 

O titular da Seinfra falou ainda das estradas e trabalho do governo do Estado que hoje tem mais de  250  obras em execução de norte a sul do Estado, somando recursos próprios e convênio, “A maior carteira de investimentos privados estão em MS”. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024