A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

15/11/2018 17:34

A+ A-

Secretário municipal diz que será 'fácil' repor médicos cubanos no sistema de saúde

No entanto, destaca que cidades do interior sentirão a falta dos profissionais

O secretário de Saúde de Dourados, Renato Vidigal, disse na manhã desta quinta-feira (15), que a prefeitura tem condições de repor os médicos cubanos que fazem parte do programa Mais Médicos. O país caribenho anunciou rompimento de convênio com o Brasil após exigências impostas pelo governo Jair Bolsonaro (PSL).

A fala do secretário foi dada ao Douranews. ''Nós temos 22 médicos do programa e desses, calculo que chega a uns 5 os que são cubanos, a princípio será fácil fazer a reposição desses médicos para manter o programa em Dourados'', disse Vidigal.

No entanto, o titular da Saúde na segunda maior cidade do estado alertou que os profissionais de saúde farão falta a algumas regiões do estado e do país.

''Acredito que cidades do interior terão mais dificuldade para essas reposições pelo programa”, disse Renato, que acrescentou que, como o Brasil forma em torno de 20 mil médicos por ano, e a tendência é aumentar esse número 'nós podemos suprir esse problema'', refletiu o político. O Ministério da Saúde já avisou que vai publicar edital de chamamento a profissionais para suprir essa eventual deficiência.

Ainda de acordo com o site, as autoridades cubanas anunciaram nessa quarta-feira (14), a saída de seus profissionais do programa. Em mensagem publicada na conta que mantém no Twitter (@DiazCanelB), o presidente cubano Diaz Canel pediu respeito e defendeu os serviços de seus especialistas no Brasil, após questionamento do presidente eleito Jair Bolsonaro, que, segundo ele, fez referências diretas, depreciativas e ameaçadoras sobre a presença dos médicos cubanos no País.

Já o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, disse que está disposto a manter o programa Mais Médicos e que vai substituir os cerca de 8.500 profissionais cubanos por brasileiros ou estrangeiros. Ele afirmou que os cubanos que quiserem atuar no país devem revalidar os diplomas.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024