A+ A-

domingo, 28 de abril de 2024

Busca

domingo, 28 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
CORONAVÍRUS

05/04/2021 15:00

A+ A-

Infectologista prevê semana instável com possível aumento de casos se população não colaborar

Em Campo Grande a movimentação já é intensa nas ruas; A partir de hoje, o toque de recolher na Capital passa a ser às 21h

Após duas semanas com medidas mais duras, Mato Grosso do Sul retoma as atividades não essenciais, nesta segunda-feira (5). 

Em Campo Grande a movimentação já é intensa nas ruas. A partir de hoje, o toque de recolher na Capital passa a ser às 21h.

Nas redes sociais, o infectologista da Fiocruz, Júlio Croda, pontuou que, sábado e domingo houve uma estabilização/leve redução de novos casos e internações. No entanto, ele pediu que a população tenha consciência para evitar uma nova explosão de casos. 

“Teremos uma semana estável para depois um possível aumento. Podemos mudar essa história, precisamos cada vez mais do apoio da sociedade. Use máscara, mantenha o distanciamento e denuncie qualquer aglomeração",  pediu. 

Retorno 

As atividades não essenciais poderão retomar os trabalhos, de acordo com o novo toque de recolher, que terá três faixas de horário, que variam de acordo com o grau de risco de cada cidade. 

Conforme o decreto, os horários do toque de recolher são: das 20h às 5h (cidades classificadas como Bandeira Cinza); das 21h às 5h (cidades com Bandeira Vermelha) e das 22h às 5 (cidades classificadas como Bandeira Laranja). Os municípios classificados nas bandeiras Amarela e Verde ficam de fora das restrições. 

Por exemplo, em cidades com bandeira vermelha, ficam proibidas a circulação de pessoas e veículos que não comprovarem a necessidade de deslocamento, a partir das 21h.  

A relação de serviços essenciais continua a mesma. São eles serviços de saúde, transporte, fornecimento de alimentos e medicamentos por meio de delivery, farmácias ou drogarias, funerárias, postos de combustíveis, indústrias, restaurantes localizados em rodovias e aos estabelecimentos de hospedagem como hotéis, pousadas, albergues e outros. 

Ainda segundo o documento, hipermercados, supermercados e mercados também são serviços essenciais, mas durante o toque de recolher não poderão permitir consumo de bebidas e alimentos no local.

Além disso, a entrada nesses locais é permitida apenas para um membro de cada família (caso a pessoa esteja acompanhada), com exceção de acompanhantes de pessoas vulneráveis. 

O decreto destaca que conveniências não estão no rol de serviços essenciais, devendo fechar à noite. 

Todos os estabelecimentos deverão promover medidas de biossegurança já conhecidas, como o distanciamento de 1,5 m, atuarem com até 50% da capacidade do local, uso de máscara facial e álcool gel.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024