A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
CORONAVÍRUS

10/12/2021 08:44

A+ A-

Página do Ministério da Saúde sofre ataque hacker e app para de mostrar vacinas

Durante a madrugada, site do ConecteSUS e a página do Ministério da Saúde sofreram um ataque

Após um ataque hacker, usuários do ConecteSUS relataram, nesta sexta-feira (10), que os comprovantes de vacinação não estão aparecendo no aplicativo. Outros disseram que não conseguem nem sequer entrar no aplicativo.

Segundo o g1 foram atingidos sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS. Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um "ransomware" e que "50 TB de dados foram copiados e excluídos".

Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuavam inacessíveis.O g1 pediu, às 07h13 desta sexta (10), um posicionamento ao Ministério da Saúde sobre o assunto e questionou se há alguma previsão de retorno de funcionamento do site ou de que os dados de vacinas no ConecteSUS sejam recuperados. Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia retorno.

Ransomware é um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificultar rastrear o criminoso.

Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso. O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. Até o momento, o comprovante é exigido em 19 capitais do Brasil .

Grupo assume ataque

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético ao deixar a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados” nas páginas dos sites que saíram do ar.

Antes do fim da madrugada, a mensagem ficou intermitente até sumir dos dois portais. Os sites permaneceram fora do ar.

(Reprodução g1)

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024