A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

19/10/2015 11:37

A+ A-

Curso homenageia o poeta Dom Aquino

O “Curso Arte de Dizer Castro Alves”, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), apresentará gratuitamente o XIII Recital de Poesia – Homenagem a Dom Francisco de Aquino Corrêa, em comemoração aos 130 anos de seu nascimento, na quarta-feira, dia 21, às 19h30, no Teatro Aracy Balabanian em Campo Grande.

O evento será dividido em três partes. Inicialmente, contará com uma abertura especial com o poema “Dom Aquino”, de Rubenio Marcelo e músicas “Dom Aquino” e “Cuiabá”, do poeta e compositor Rubenio Marcelo, Eduardo Mahon e Galvão. Logo após, haverá apresentação com poesias de diversos autores da literatura infantil.

A segunda parte contará com poesias dos poetas da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, seguida de intervalo musical com os músicos Eliete Sueli de Oliveira Almeida e Walter Demirdjian, que interpretarão: “Emoções” (Roberto Carlos), “Oração” (Walter Demirdjian e Emmanuel) e “Ave Maria” (Bach – Gounod), e a terceira e última parte, com poesias do poeta homenageado, Dom Francisco de Aquino Corrêa (Dom Aquino). Cenário de William Carrapateira.

A importância e a real intenção dessa homenagem é levar ao público, por meio de declamações especiais, poesias do poeta mato-grossense, imortalizado, que melhor cantou a sua terra natal, o Mato Grosso ainda uno, incluindo o Mato Grosso do Sul, e ser o autor do “hino a Mato Grosso”, e ainda arcebispo de Cuiabá, governador do Estado, fundador da Academia Mato-Grossense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e também membro da Academia Brasileira de Letras.

O “Curso Arte de Dizer Castro Alves” é dirigido pela poeta e professora Elizabeth Fonseca, natural de Campo Grande, graduada em Ciências Contábeis (Fucmt), com Especialização em Literatura e Língua Portuguesa Contemporânea (UCDB).

Diretora e professora do “Curso Arte de Dizer Castro Alves”, Elizabeth Fonseca é membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, autora dos livros: “Sonhos Azuis”, “Retalhos da Vida”, “Além da Janela” e, participação na Revista Atualidades (Arca) da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande, com a história de Antônio Nogueira da Fonseca (fundador do Indubrasil), e escreve para o Suplemento Cultural da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, do Jornal Correio do Estado. Ela realiza recitais de poesias com seus alunos todos os anos, e sempre que convidada faz apresentações em escolas, eventos culturais e outros, juntamente com seus alunos.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024