TJMS JANEIRO
Menu
quinta, 20 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Cultura

Estudantes constroem pipa no formato de uma pirâmide

07 dezembro 2015 - 15h06Por Da redação com Notícias MS

Os estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal, do bairro Villas Boas, de Campo Grande, realizaram um experimento prático na disciplina de Matemática, construindo uma pipa no formato de uma pirâmide de base triangular regular. A turma também editou um vídeo mostrando a parte histórica, a construção e a pipa voando.

O objetivo do experimento era explorar questões de contagem, semelhança, proporcionalidade, áreas e volumes relacionadas à justaposição de tetraedros e também explorar o princípio da similitude de Galileu Galilei. Para construir a pipa os estudantes utilizaram materiais de baixo custo como linha, canudos, papel de seda, cola, palito de madeira e usaram a criatividade nos enfeites.

No início do século XX, uma das questões que confrontavam os cientistas da época era a possibilidade de se construir aparatos voadores grandes e estáveis o suficiente para levar um homem aos céus e trazê-lo de volta em segurança. Alexander Graham Bell propôs um aparato voador (uma pipa) que, de fato, conseguiu transportar um homem. A ideia de Bell: usar tetraedros regulares como células das estruturas de suas pipas.