A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

22/11/2016 16:03

A+ A-

Sarau em Homenagem ao Poeta Manoel de Barros acontece nesta sexta-feira

Manoel alcançou um status singular no meio literário e tornou-se referência na literatura mundial

Nascido em 19 de dezembro de 1916, Manoel Wenceslau Leite de Barros, um dos mais aclamados poetas brasileiros da contemporaneidade, completaria 100 anos em 2016. Homem recluso e gentil, detentor de um jeito único de escrever poesia, Manoel alcançou um status singular no meio literário e tornou-se referência na literatura mundial.

Em celebração aos 100 anos do nascimento do poeta, o Sarau Cultural traz a Orquestra Filarmônica Jovem do Pantanal, com “Desconcerto”, o Grupo Funk-se, com o espetáculo “Deslimites”, a Confraria Sociartista, com “Invencionices”, que consiste em performances visuais com artistas plásticos, Lenilde Ramos, com músicas que homenageiam o poeta, e o Grupo Casa, com uma intervenção teatral.

A Orquestra Filarmônica Jovem do Pantanal é composta por integrantes de outras orquestras, como a Fundação Barbosa Rodrigues, o Grupo de Incentivo à Cultura Viver Bem (do Bairro Nova Lima) e a Fundação Zahran. Participa também o Coral do Instituto Federal, de Aquidauana.

O maestro Eduardo Martinelli explica que foram escritas quatro peças especialmente para esta ocasião, baseadas em fragmentos de poesias de Manoel de Barros, com criação musical dele e de Geraldo Ribeiro. “Participar deste evento provoca várias sensações diferentes. Primeiro, é a homenagem ao nosso artista maior, e além disso, a homenagem a nossas crianças e jovens e ao Estado, a partir do Manoel de Barros, fazendo uma coisa bonita. Essa é a grande riqueza”.

Para Lígia Prieto, uma das diretoras do Grupo Casa, é muito importante não deixar passar em branco esta data do centenário do aniversário do poeta. “É um prazer enorme do grupo fazer parte desta homenagem, porque o Grupo Casa nasceu a partir da poesia. É muito gratificante participar”.

Das “Invencionices”, participam os artistas Adelaide Martins, Anelise Godoy, Erika Pedraza, Lucio Laranjeiras, Marilena Grolli, Monique Merlone, Patrícia Helney, Rosane Bonamigo, Sonia Corrêa e Tanara Renck. As obras produzidas vão fazer parte de uma exposição no Centro Cultural José Octávio Guizzo e posteriormente vão ser doadas ao Museu de Arte Contemporânea (Marco).

O Sarau é aberto ao público e a entrada é franca. A Concha Acústica Helena Meirelles fica no Parque das Nações Indígenas, com entrada pela Rua Antônio Maria Coelho.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024