Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Economia

Energia economizada no horário de verão abastece 60 mil habitantes/ mês

Horário de Verão

19 outubro 2013 - 16h15Por Redação

Essa possibilidade de redução do consumo de energia elétrica está baseada na meta estabelecida para a Enersul durante os 119 dias em que for aplicado horário de verão. Nesse período o sistema da Distribuidora, que atende a 74 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, prevê atingir no horário de ponta, que vai das 18 às 21h, uma redução na demanda da ordem de 5,0%,. Para efeitos de comparação é como se nesse intervalo de tempo as cidades de Naviraí e Aquidauana ficassem totalmente desligadas. Se atingir a meta o sistema da Enersul vai economizar um volume de energia suficiente para abastecer, durante um mês inteiro, uma população com quase 60 mil habitantes.

 

Tudo isso só será possível porque o Estado foi incluído nas regiões em que todos os setores, tais como indústria, comércio e serviço público vão adiantar a partir da meia noite deste sábado, dia 19 de outubro, os horários de atividade para aproveitar melhor a luz natural.

 

Neste período, relativo ao horário de verão, os dias são mais longos do que as noites por causa da posição da terra em relação ao sol e a luminosidade natural pode ser mais bem utilizada. Isso proporciona uma redução na demanda máxima do sistema elétrico em função do deslocamento do pico de carga para além do habitual. O principal benefício da redução da demanda é a otimização do sistema elétrico – decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia – e a redução de geração térmica. A diminuição da demanda de ponta permite ainda poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas, que deverão estar bem abastecidos para quando iniciar o período de seca.

 

O ajuste nos ponteiros dos relógios, adiantando em uma hora, por exemplo, evita com que o acionamento da iluminação pública, nesse período, venha coincidir com o horário de ponta. Além disso, percebem-se modificações nos hábitos da população, que pode aproveitar melhor a luz natural.

 

Empenhada em contribuir para que o País atinja a meta do horário de verão, a Enersul também estimula o consumidor a repensar suas atitudes e hábitos relacionados ao consumo de energia elétrica, o que amplia as possibilidades de, cada um, economizar energia nesse período.

 

Para isso, é fundamental combinar a influência do horário de verão com outros fatores. Entre eles, destacam-se os hábitos racionais e o uso de equipamentos eficientes, que possuem o selo Procel. Além disso, para quem vai construir ou reformar, é fundamental buscar o desenvolvimento de projetos inteligentes, que permitam o melhor aproveitamento possível da luz e ventilação naturais, por exemplo.

 

Neste ciclo, que vai de 20 de outubro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014, o horário de verão abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde a hora será adiantada em sessenta minutos em relação ao horário convencional.